28 de Janeiro, 2026 10h01mTrânsito

VEM MUDANÇA? Prova de baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Minas Gerais ainda aguarda definição

A tradicional prova de baliza para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deixou de ser obrigatória nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A tradicional prova de baliza para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deixou de ser obrigatória nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (26) nessas unidades da federação, mas não será adotada em Minas Gerais neste momento, conforme informou o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Segundo o órgão estadual, estudos técnicos ainda estão em andamento para avaliar a implementação das novas regras no estado. Além disso, o Detran-MG aguarda a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, documento que será divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e que servirá como base para a padronização das mudanças em todo o país.
O departamento informou que algumas alterações já devem começar a ser implementadas nos próximos dias, entre elas a mudança no critério de pontuação do exame prático de direção. Com a nova regra, o candidato passará a ser reprovado apenas quando ultrapassar o limite de 10 pontos, tornando o processo de avaliação mais flexível.
A possível retirada da obrigatoriedade da baliza tem gerado debate entre especialistas e candidatos, dividindo opiniões sobre segurança no trânsito e modernização do processo de habilitação. Em Minas Gerais, no entanto, as regras atuais seguem valendo até nova deliberação oficial.
O Detran-MG reforça que qualquer mudança só será adotada após a conclusão dos estudos e a publicação das diretrizes nacionais, garantindo segurança jurídica e técnica no processo de formação de novos condutores.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

VIOLÊNCIA | Minas Gerais é o segundo estado com mais casos de feminicídio em 2025

Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro que mais registrou casos de feminicídio em 2025, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do governo federal.

27 de Janeiro, 2026

MEC pune cursos de medicina com baixo desempenho em Minas Gerais

Doze instituições de ensino superior de Minas Gerais que oferecem cursos de medicina serão punidas pelo Ministério da Educação (MEC) após apresentarem desempenho considerado insatisfatório no

21 de Janeiro, 2026

População em situação de rua cresce 41% em Minas Gerais e coloca Estado entre os três maiores do país

Minas Gerais registrou um aumento expressivo no número de pessoas vivendo em situação de rua nos últimos anos.

19 de Janeiro, 2026