10 de Fevereiro, 2026 09h02mJustiça

JUSTIÇA BARRA MODELO CÍVICO-MILITAR EM MINAS GERAIS

Uma decisão judicial proferida nesta quinta-feira (5/2) suspendeu a eficácia da lei estadual que instituía o modelo de escolas cívico-militares em Minas Gerais.

Uma decisão judicial proferida nesta quinta-feira (5/2) suspendeu a eficácia da lei estadual que instituía o modelo de escolas cívico-militares em Minas Gerais. A medida impacta diretamente a organização das unidades de ensino que haviam adotado a disciplina diferenciada e a gestão compartilhada com forças de segurança.
O entendimento jurídico que fundamentou a decisão sustenta que o Estado não possui competência para criar uma modalidade de ensino não prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A decisão enfatiza a preservação da autonomia pedagógica das escolas e reafirma o caráter exclusivamente civil da educação básica.
A liminar foi comemorada por sindicatos da categoria e por movimentos sociais, que defendem que o modelo cívico-militar fere a liberdade de ensinar e aprender, além de comprometer princípios democráticos da educação pública.
Por outro lado, defensores do programa aguardam um posicionamento da Advocacia-Geral do Estado (AGE), que poderá recorrer da decisão e tentar reverter a suspensão junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O tema segue gerando debate no estado, envolvendo educação, gestão pública e limites constitucionais.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

ELEIÇÕES 2026: apoio de Mateus Simões a Zema gera impasse entre PSD e PL em Minas Gerais

A promessa de apoio do vice-governador Mateus Simões (PSD) à pré-candidatura presidencial de Romeu Zema (Novo) abriu um impasse político que ameaça o acordo construído entre PSD e PL em Minas Ge

29 de Janeiro, 2026

VEM MUDANÇA? Prova de baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Minas Gerais ainda aguarda definição

A tradicional prova de baliza para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deixou de ser obrigatória nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

28 de Janeiro, 2026

VIOLÊNCIA | Minas Gerais é o segundo estado com mais casos de feminicídio em 2025

Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro que mais registrou casos de feminicídio em 2025, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do governo federal.

27 de Janeiro, 2026