03 de Julho, 2025 22h07mPolítica por Rádio Agência Nacional

Deputados que ofenderam Marina Silva poderão ser responsabilizados

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados anunciou que vai encaminhar uma representação formal à Corregedoria Parlamentar da Casa, após a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, sofrer novos insultos de parlamentares durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizada na última quarta-feira (2)

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados anunciou que vai encaminhar uma representação formal à Corregedoria Parlamentar da Casa, após a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, sofrer novos insultos de parlamentares durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizada na última quarta-feira (2).

Na ocasião, Marina Silva foi ofendida pelos deputados Evair Vieira de Melo, do PP do Espírito Santo; Zé Trovão, do PL de Santa Catarina; capitão Alberto Neto, do PL do Amazonas; e pelo presidente da comissão, Rodolfo Nogueira, do PL do Mato Grosso do Sul.

A ministra respondeu dizendo que prefere receber injustiça a praticá-la e afirmou estar em paz após orações feitas antes da sessão.

Ministra também sofreu ataques no Senado

Publicidade

Em maio, Marina já havia sido atacada por senadores em outra audiência, promovida pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.

A Secretaria da Mulher considerou a atitude de Evair Melo incompatível com o decoro parlamentar e, diante da gravidade do episódio, pediu a abertura da representação para adoção das medidas cabíveis.

Em nota, a secretaria informou ainda que atuará com a mesma firmeza em qualquer outro caso em que deputadas sejam desrespeitas e que “É urgente interromper a escalada de casos de violência política de gênero que têm ocorrido nas esferas federal, estadual e municipal, com o objetivo de intimidar e silenciar mulheres que ocupam posições de liderança”.

1:39

Publicidade

Notícias relacionadas

Câmara aprova urgência para projeto que corta subsídios tributários

A Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de urgência para votar o projeto que corta em pelo menos 10% os benefícios tributários, financeiros e de crédito nos próximos dois anos. Agora, a p

09 de Julho, 2025

STF mantém preso homem que tentou explodir caminhão-tanque em Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a prisão preventiva do homem que tentou explodir um caminhão-tanque perto do Aeroporto de Brasília. Alan Diego dos Santos

08 de Julho, 2025

Lula diz que Motta descumpriu acordo e derrubada do IOF foi absurda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (2), que os interesses de poucos grupos econômicos prevalecem no Congresso Nacional, em detrimento do conjunto da população brasil

02 de Julho, 2025