03 de Julho, 2025 22h07mPolítica por Rádio Agência Nacional

Deputados que ofenderam Marina Silva poderão ser responsabilizados

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados anunciou que vai encaminhar uma representação formal à Corregedoria Parlamentar da Casa, após a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, sofrer novos insultos de parlamentares durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizada na última quarta-feira (2)

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados anunciou que vai encaminhar uma representação formal à Corregedoria Parlamentar da Casa, após a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, sofrer novos insultos de parlamentares durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizada na última quarta-feira (2).

Na ocasião, Marina Silva foi ofendida pelos deputados Evair Vieira de Melo, do PP do Espírito Santo; Zé Trovão, do PL de Santa Catarina; capitão Alberto Neto, do PL do Amazonas; e pelo presidente da comissão, Rodolfo Nogueira, do PL do Mato Grosso do Sul.

A ministra respondeu dizendo que prefere receber injustiça a praticá-la e afirmou estar em paz após orações feitas antes da sessão.

Ministra também sofreu ataques no Senado

Publicidade

Em maio, Marina já havia sido atacada por senadores em outra audiência, promovida pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.

A Secretaria da Mulher considerou a atitude de Evair Melo incompatível com o decoro parlamentar e, diante da gravidade do episódio, pediu a abertura da representação para adoção das medidas cabíveis.

Em nota, a secretaria informou ainda que atuará com a mesma firmeza em qualquer outro caso em que deputadas sejam desrespeitas e que “É urgente interromper a escalada de casos de violência política de gênero que têm ocorrido nas esferas federal, estadual e municipal, com o objetivo de intimidar e silenciar mulheres que ocupam posições de liderança”.

1:39

Publicidade

Notícias relacionadas

Congresso: na pauta, PL que torna adulteração de bebida crime hediondo

Semana de esforço concentrado mesmo com o feriado do servidor público. Na Câmara, nada de trabalho de comissões. Apenas sessões presenciais no plenário de segunda (27) a quinta (30). E na pauta,

26 de Outubro, 2025

PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da Minoria na Câmara

O PL oficializou, nesta terça-feira (16), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como o novo líder da Minoria na Câmara dos Deputados. O bloco faz oposição à base de apoio ao governo

16 de Setembro, 2025

CPI do metanol: delegado diz que 40% das bebidas são adulteradas em SP

A Polícia de São Paulo prendeu 46 pessoas e instaurou 22 inquéritos, nos últimos 30 dias, em investigações sobre o metanol. A informação foi prestada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Art

28 de Outubro, 2025