26 de Outubro, 2025 20h10mPolítica por Rádio Agência Nacional

Congresso: na pauta, PL que torna adulteração de bebida crime hediondo

Semana de esforço concentrado mesmo com o feriado do servidor público. Na Câmara, nada de trabalho de comissões. Apenas sessões presenciais no plenário de segunda (27) a quinta (30). E na pauta, pelo menos duas prioridades: o projeto que torna crime hediondo a falsificação e adulteração de alimentos e bebidas; e o que proíbe cobranças por bagagens de mão em voos nacionais e internacionais com trechos aqui no Brasil. Para as próximas semanas, o foco será o corte de gastos e a revisão das isenções fiscais

Semana de esforço concentrado mesmo com o feriado do servidor público. Na Câmara, nada de trabalho de comissões. Apenas sessões presenciais no plenário de segunda (27) a quinta (30).

E na pauta, pelo menos duas prioridades:

o projeto que torna crime hediondo a falsificação e adulteração de alimentos e bebidas; e o que proíbe cobranças por bagagens de mão em voos nacionais e internacionais com trechos aqui no Brasil.

Para as próximas semanas, o foco será o corte de gastos e a revisão das isenções fiscais. O governo deve enviar, em breve, para o Congresso a proposta que taxa fintechs e bets. Será uma única proposta. É o que confirma o líder do governo na Casa, Lindbergh Farias.

“Um projeto só. E o governo vai pedir urgência porque, ao pedir urgência, ele força a votação, senão tranca a pauta em 45 dias”, disse.

Publicidade

Esse projeto, segundo Lindbergh Farias, vai garantir R$ 10 bilhões em arrecadação. Ao mesmo tempo, a Comissão de Finanças e Tributação deu andamento na semana passada ao projeto que aumenta de 12% para 24% a taxação das casas de apostas online. Com isso, o texto fica pronto para ser analisado em plenário.

Segundo o presidente da Câmara, Hugo Motta, a ideia é avançar na votação do corte de gastos, já nos próximos dias e, futuramente, focar nas isenções tributárias – assunto que ficará para depois, segundo ele.

1:37

Publicidade

Notícias relacionadas

Senado reage a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment de ministros

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, afirmou que o Legislativo está perplexo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de permitir que

03 de Dezembro, 2025

CarnaPrata 2026 começa ganhar forma com montagem da estrutura na Praça 15 de Novembro

A montagem da estrutura do CarnaPrata 2026 já está a todo vapor na Praça 15 de Novembro.

10 de Fevereiro, 2026

Câmara Municipal aprovou projeto que institui feriado de Santos Reis

O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Graziela dos Santos Queiroz (Graziela Dentista), datado de 20 de janeiro de 2026, que propõe a instituição do feriado municipal no dia 6 de janeiro, em com

09 de Fevereiro, 2026