14 de Outubro, 2025 11h10mPolítica

Ciro Nogueira afirma que ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA prejudicaram a direita e fortaleceram Lula

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), avaliou que a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, somada às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros, acabou por prejudicar a direita e

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), avaliou que a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, somada às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros, acabou por prejudicar a direita e fortalecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o senador, episódios como as sanções buscadas por Eduardo contra autoridades brasileiras e a declaração de Trump, associando o aumento de tarifas a um apoio a Jair Bolsonaro, deram novo fôlego ao governo que ele considerava “acabado”.
Em entrevista ao programa “Canal Livre”, da Band, Nogueira classificou a situação como um “prejuízo gigantesco” e um “erro grave”, permitindo que Lula se apropriasse de um discurso nacionalista, o que, segundo ele, prejudicou eleitoralmente a oposição.
Apesar de reconhecer Lula como favorito no cenário político atual, o senador acredita na reorganização da oposição para 2026, apontando os governadores Tarcísio de Freitas (SP) e Ratinho Júnior (PR) como nomes viáveis para a disputa presidencial. Nogueira ressaltou que Tarcísio manterá lealdade a Bolsonaro, mas não será um “pau mandado”. Ele também considerou inviável, no momento, uma candidatura de um membro da família Bolsonaro.
Sobre o ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar, Ciro avaliou que sua saúde está debilitada, afirmando que ele “não tem a menor condição de ir para a prisão”. Em relação ao Judiciário, embora tenha criticado o “excesso de ativismo”, o senador afirmou que o ministro do STF Alexandre de Moraes não é um ditador ou tirano.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e defende cassação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (26) que o Congresso Nacional comece a discutir a cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

26 de Agosto, 2025

Haddad ironiza tarifaço de Trump e chama presidente americano de “companheiro”, Câmara defende diálogo entre Lula e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ironizou nesta terça-feira (23) o impacto das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e chamou o presidente americano,

24 de Setembro, 2025

Secretaria de Segurança Pública e Saúde alinham ações para a Semana Nacional do Trânsito

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana realizou, na manhã de segunda-feira (28/07), uma reunião de alinhamento para definir estratégias que serão

29 de Julho, 2025