05 de Junho, 2025 11h06mAção Social

Frutal registra um caso de violência sexual contra crianças e adolescentes a cada quatro dias

Até o dia 21 de maio de 2025, o município de Frutal contabilizou 34 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em média, uma nova vítima a cada quatro dias.

Até o dia 21 de maio de 2025, o município de Frutal contabilizou 34 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em média, uma nova vítima a cada quatro dias. São 34 vidas marcadas por traumas profundos, consequência de um crime que, muitas vezes, acontece dentro do próprio lar, o lugar onde deveria haver proteção.

De acordo com Jéssica Lima, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a maioria das agressões parte de pessoas próximas à vítima. “O perigo mora dentro de casa”, afirma. Pais, irmãos, avós e tios são os principais autores dos abusos, valendo-se da confiança e do convívio familiar para cometer os crimes. Depois, silenciam as vítimas com ameaças ou disfarces afetivos. “Isso não é carinho. É violência”, reforça Jéssica.

Além da agressão física e psicológica, muitas crianças enfrentam outro desafio: o descrédito. “Muitas vezes a criança fala, mas ninguém escuta. Ou pior: é desacreditada e culpada”, alerta a assistente social. O acolhimento imediato e a escuta sem julgamentos são essenciais para interromper o ciclo de abusos. “Acolham, não duvidem. A criança precisa saber que será protegida.”

O que fazer em caso de abuso sexual infantil?

Se o abuso tiver ocorrido há até 10 dias, o atendimento inicial deve ser feito no Hospital Frei Gabriel, referência regional nesse tipo de acolhimento. Além disso, o CREAS e o Conselho Tutelar estão preparados para oferecer orientação, apoio psicológico e proteção às vítimas.

Frutal reflete uma triste realidade nacional. A maioria das vítimas são meninas, mas meninos também sofrem. A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais o problema, concentrando a violência no ambiente doméstico. Os finais de semana, quando as famílias estão reunidas e há maior consumo de álcool, apresentam maior incidência de casos. Denunciar é proteger.

Publicidade

Diante de qualquer suspeita ou confirmação de violência sexual contra crianças e adolescentes:

Acolha a vítima. Não duvide, não culpe.

Denuncie imediatamente à Polícia Militar (190), à Polícia Civil, ou busque apoio no Hospital Frei Gabriel, no CREAS ou no Conselho Tutelar.

O silêncio alimenta a impunidade. Agir pode salvar uma vida. Em Frutal, a proteção da infância precisa ser uma responsabilidade de todos.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeitura de Frutal e instituições se unem no Agosto Lilás pelo combate à violência contra a mulher

A campanha nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher, tem ganhado cada vez mais força e visibilidade.

27 de Agosto, 2025

Rede de Proteção se reúne em Frutal para fortalecer ações em defesa de crianças e adolescentes

Frutal recebeu representantes do Serviço Socioeducativo de Uberaba (CSEUR) para um encontro estratégico com órgãos locais que compõem a rede de proteção à infância e adolescência.

05 de Agosto, 2025

Frutal dá início ao Agosto Lilás com ações de conscientização contra a violência doméstica

Frutal iniciou, na última sexta-feira (1º), as atividades da campanha Agosto Lilás , mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica.

05 de Agosto, 2025