29 de Janeiro, 2026 10h01mJustiça

Racismo recreativo: estudantes da UEMG-Frutal são condenados por ofensa racial durante trote universitário

Três estudantes universitários foram condenados a três anos de reclusão, em regime inicial aberto, além do pagamento de 15 dias-multa, por praticarem racismo recreativo contra uma caloura durante um trote universitário em Frutal, no Triângulo Mineir

Três estudantes universitários foram condenados a três anos de reclusão, em regime inicial aberto, além do pagamento de 15 dias-multa, por praticarem racismo recreativo contra uma caloura durante um trote universitário em Frutal, no Triângulo Mineiro. O caso ocorreu em março de 2024, quando a vítima foi chamada de “Bombril”, em referência ao seu cabelo.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a expressão utilizada possui caráter historicamente ofensivo e está associada ao imaginário social discriminatório, configurando crime de racismo, ainda que proferida em um contexto considerado “festivo” pelos acusados.

Durante a atuação no processo, o MPMG informou que aplicou o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afastando teses defensivas como a inexistência de dolo por se tratar de uma brincadeira ou a tentativa de descaracterização do crime com a alegação de que os réus possuíam “amigos negros”.

Publicidade

Segundo o órgão, o ambiente acadêmico exige dos estudantes plena consciência da ilicitude de condutas discriminatórias. A decisão judicial também reconheceu a existência do racismo estrutural e aplicou a qualificadora prevista no artigo 20-A da Lei nº 7.716/89, uma vez que o crime foi praticado em contexto de recreação.

O caso reforça o entendimento de que manifestações racistas, ainda que travestidas de humor ou brincadeira, são passíveis de responsabilização penal, representando um importante precedente no combate ao racismo no ambiente universitário.

Publicidade

Notícias relacionadas

Dois adolescentes são apreendidos por envolvimento com tráfico de drogas na Vila Junqueira

Dois adolescentes foram apreendidos no início da tarde deste domingo (25) por envolvimento com o tráfico de drogas na Rua Iturama, no bairro Vila Junqueira.

27 de Janeiro, 2026

Polícia Civil de Goiás indicia vereador de Urutaí por estupro contra estagiária da Câmara

A Polícia Civil de Goiás concluiu o inquérito e indiciou o vereador Éder Alberto Jorge Pimenta, de 51 anos, pelo crime de estupro contra uma estagiária da Câmara Municipal de Urutaí.

22 de Janeiro, 2026

Câmara aprova PL da Dosimetria durante votação de madrugada e reacende tensão política em Brasília ⚖️

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10/12), às 2h34, o Projeto de Lei nº 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria.

10 de Dezembro, 2025