05 de Junho, 2025 11h06mPolítica

STF abre novo inquérito contra Carla Zambelli; Moraes determina oitiva e monitoramento de redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) a abertura de um novo inquérito contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) a abertura de um novo inquérito contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão inclui uma série de medidas, entre elas o monitoramento das redes sociais da parlamentar e de conteúdos postados por terceiros, além da preservação de todo o material publicado.

Moraes ordenou que a Polícia Federal realize a oitiva de Zambelli no prazo de até dez dias. Como a deputada está fora do Brasil, o ministro autorizou que os esclarecimentos sejam prestados por escrito.

A decisão também obriga o Banco Central a fornecer informações detalhadas sobre transações via Pix recebidas por Zambelli nos últimos 30 dias, incluindo os valores e a identificação dos remetentes.

Publicidade

Outro ponto relevante do despacho foi a nomeação da Defensoria Pública da União (DPU) para a defesa da parlamentar, após seus advogados renunciarem à representação no processo.

As razões exatas para a abertura deste novo inquérito ainda não foram divulgadas em sua totalidade, mas se somam a outras investigações em andamento que envolvem a atuação da deputada nas redes sociais e possíveis incitações a atos antidemocráticos.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

🚨 Moraes determina monitoramento integral da residência de Bolsonaro

BRASÍLIA – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (26) que a Polícia Penal do Distrito Federal passe a monitorar de forma contínua a resi

26 de Agosto, 2025

Influenciador digital denunciado por exploração e sexualização de menores impulsiona medidas para proteção infantil nas redes sociais

Após a repercussão do vídeo do influenciador Felca, que denunciou a adultização de crianças nas redes sociais, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pautará ainda

12 de Agosto, 2025

🚨 Polícia Civil de Minas participa de operação interestadual contra crimes virtuais contra crianças e adolescentes

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia Regional de Frutal, participou na manhã desta sexta-feira (12) de uma operação coordenada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) voltad

12 de Setembro, 2025