19 de Janeiro, 2026 17h01mJustiça

Fachin busca fortalecer imagem do STF sem ampliar tensões internas

No início de 2026, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, enfrenta o desafio de reconstruir e fortalecer a imagem da Corte diante da opinião pública, sem provocar atritos entre os próprios ministros.

No início de 2026, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, enfrenta o desafio de reconstruir e fortalecer a imagem da Corte diante da opinião pública, sem provocar atritos entre os próprios ministros. A estratégia adotada passa pela redução da exposição individual e pela valorização de decisões colegiadas, reforçando uma atuação mais institucional e menos marcada por embates públicos.

Nos bastidores, Fachin observa com cautela a atuação de ministros como Dias Toffoli e Alexandre de Moraes em temas sensíveis, incluindo questões envolvendo o Banco Master e discussões relacionadas à ética no Judiciário. Até o momento, o presidente do STF tem evitado posicionamentos públicos contundentes, optando por uma postura de discrição.

Paralelamente, Fachin prepara a retomada do debate sobre a criação de um código de conduta para o Supremo Tribunal Federal. A iniciativa, aliada a outras pautas em estudo, busca sinalizar maior compromisso com a transparência, a ética institucional e o fortalecimento da credibilidade do tribunal junto à sociedade.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

STF condena cinco réus do “núcleo 2” por tentativa de golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, cinco réus integrantes do chamado “núcleo 2” da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

17 de Dezembro, 2025

Itapagipe busca inovação e novos investimentos em encontro do Sebrae em Extrema

A Prefeitura de Itapagipe participou, nesta quarta-feira (3), do Invest + Sebrae, em Extrema (MG), reforçando sua agenda de desenvolvimento econômico.

15 de Dezembro, 2025

Escolas do Norte e Nordeste terão R$ 53 milhões para ampliar internet

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Comunicações (MCom) lançaram a segunda seleção pública do programa Fust Esc

03 de Dezembro, 2025