17 de Dezembro, 2025 10h12mGolpe

STF condena cinco réus do “núcleo 2” por tentativa de golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, cinco réus integrantes do chamado “núcleo 2” da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, cinco réus integrantes do chamado “núcleo 2” da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O julgamento foi concluído nesta terça-feira (16) e encerra a análise dos núcleos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso.

Foram condenados o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silviane Vasques, os ex-assessores da Presidência da República Filipe Martins e Marcelo Costa Câmara, o ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência Mário Fernandes e a ex-diretora do Ministério da Justiça Marília Ferreira de Alencar.

No caso de Marília Alencar, a Corte manteve a condenação pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito e organização criminosa armada, afastando, porém, outras acusações relacionadas diretamente aos atos de 8 de janeiro de 2023.

Publicidade

Na mesma sessão, os ministros absolveram, também por unanimidade, o ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça Fernando de Sousa Oliveira. Segundo o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, não houve comprovação suficiente de que o réu tenha participado da elaboração ou do uso de relatórios de inteligência destinados a embasar bloqueios de vias durante o segundo turno das eleições de 2022.

Com a conclusão do julgamento do “núcleo 2”, o STF encerra a análise dos grupos denunciados pela PGR no inquérito que apura a tentativa de ruptura institucional, reforçando o entendimento da Corte quanto à responsabilização penal por atos contra o Estado democrático de direito.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Pirajuba inaugura Base Descentralizada do SAMU 192 com presença do Secretário de Estado da Saúde e lideranças regionais

Pirajuba viveu um marco histórico nesta segunda-feira (24) com a inauguração da Base Descentralizada do SAMU 192, Evaldo Reis Passos, que agora integra oficialmente o município ao SAMU Regional do

26 de Novembro, 2025

11 pacientes de Itapagipe passam por cirurgia de catarata do segundo olho em Monte Alegre de Minas

A Prefeitura Municipal de Itapagipe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 22 de novembro, a cirurgia de catarata do segundo olho em 11 pacientes do município.

24 de Novembro, 2025

Senado aprova isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores com renda de até R$ 5.000 mensais.

07 de Novembro, 2025