10 de Fevereiro, 2026 12h02mEconomia

Liquidação do Banco Master agrava cenário de crise no Digimais

A liquidação do Banco Master, determinada pelo Banco Central (BC) em novembro de 2025, passou a gerar impactos em outras instituições financeiras, entre elas o Digimais, banco ligado ao religioso Edir Macedo.

A liquidação do Banco Master, determinada pelo Banco Central (BC) em novembro de 2025, passou a gerar impactos em outras instituições financeiras, entre elas o Digimais, banco ligado ao religioso Edir Macedo. A instituição já enfrentava dificuldades financeiras antes mesmo do colapso do Master.

Relatórios de 2024 e 2025 apontaram aumento significativo da inadimplência no Digimais após a pandemia, o que comprometeu seu patrimônio e exigiu aportes frequentes para evitar uma quebra técnica. Os recursos, segundo apurações, partiram do próprio Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Rede Record.

Em 2025, o banco passou por um processo de reestruturação acompanhado pelo Banco Central, incluindo negociações para uma possível venda. O investidor Maurício Quadrado, ex-sócio do Banco Master, chegou a anunciar a compra da instituição, mas o negócio não foi concretizado.

Outro interessado foi o empresário Tércio Borlenghi Jr., fundador e controlador da Ambipar, cuja proposta chegou a ser analisada pelo BC. A negociação, no entanto, não avançou e foi interrompida pouco antes de a Ambipar entrar com pedido de recuperação judicial, em outubro de 2025.

Publicidade

A Ambipar, por sua vez, é alvo de uma investigação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que apura possível atuação conjunta entre seu controlador e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, além de outros investidores, para inflar artificialmente o patrimônio da empresa.

O caso evidencia os desdobramentos da liquidação do Master e acende um alerta sobre a situação de instituições financeiras que já vinham operando sob forte pressão econômica e regulatória.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Investigação federal aponta remessas de US$ 531 milhões do Banco Master a empresa sob suspeita de ligação com PCC e Hezbollah

O Banco Master realizou remessas que somam US$ 531 milhões entre dezembro de 2018 e abril de 2021 para uma empresa investigada sob suspeita de enviar recursos à facção criminosa PCC e ao grupo ter

03 de Fevereiro, 2026

CPI do INSS recorre ao STF para reaver dados sigilosos de controlador do Banco Master

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS devem recorrer nesta segunda-feira (19) ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de reaver o acess

20 de Janeiro, 2026

PF faz buscas em endereços de Vorcaro, irmã e cunhado em segunda fase de operação sobre irregularidades no Banco Master

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master.

15 de Janeiro, 2026