29 de Outubro, 2025 11h10mEsporte

Frutal recebe pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores

Entre os dias 4 e 18 de outubro de 2025, a cidade de Frutal entrou para a história do voo a vela nacional ao sediar o 67º Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores.

Entre os dias 4 e 18 de outubro de 2025, a cidade de Frutal entrou para a história do voo a vela nacional ao sediar o 67º Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores. Esta foi a primeira vez que Minas Gerais recebeu uma competição desse porte, consolidando o estado no cenário nacional da modalidade.

O campeonato consagrou Henrique Gudin, do Aeroclube CVVC, como campeão brasileiro. O vice-campeão foi Konrad Bruch (Aeroclube CVVCTA), que também recebeu o título de Piloto Revelação de 2025, enquanto Júlio Alves, do Aeroclube de Rio Claro, completou o pódio na terceira colocação.

A organização do evento agradeceu o apoio do Prefeito Bruno Augusto, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Parcerias, Turismo e Inovação, Glauber da Mata, e de diversos outros colaboradores essenciais para a realização do campeonato no Aeroporto Risoleta Neves.

Publicidade

O campeonato foi dividido em duas etapas: a Etapa Sudeste (4 a 11 de outubro) e o Campeonato Brasileiro (11 a 18 de outubro). Apesar das condições climáticas inicialmente ideais, as chuvas chegaram antes do previsto, desafiando os participantes. “Na primeira semana, o tempo estava muito bom, mas a partir de quarta ou quinta-feira começou a chuva, que avançou até o início do campeonato brasileiro”, explicou a piloto Valéria Caselato.

Mesmo com os obstáculos, o campeonato foi validado conforme o regulamento, que exige a realização de pelo menos duas provas válidas. A Etapa Sudeste cumpriu a meta com duas provas, e o Brasileiro superou-a, com três provas validadas.

Com nove aeronaves no total, quatro na Etapa Sudeste e cinco no Brasileiro, a organização optou por uma classe única, utilizando o sistema de handicap para equilibrar as diferenças de performance entre os modelos, garantindo competição justa e emocionante para todos os pilotos.

Publicidade

Notícias relacionadas

Segunda rodada do Campeonato Zé de Fátima agita a Vila Olímpica em Itapagipe

A Vila Olímpica Mário Assis foi palco de muita emoção e competitividade na tarde de sábado, 22 de novembro, durante a segunda rodada do Campeonato Regional de Futebol Amador Zé de Fátima.

24 de Novembro, 2025

Vila Olímpica recebe abertura do Campeonato Regional de Futebol Amador Zé de Fátima

A Vila Olímpica Mário Assis foi palco, na tarde do último sábado (15), da abertura oficial do Campeonato Regional de Futebol Amador Zé de Fátima.

17 de Novembro, 2025

Equipe Master de Comendador Gomes vence líder do campeonato em Campina Verde

A equipe Master de futebol de Comendador Gomes conquistou uma importante vitória na tarde do último sábado, 18 de outubro de 2025, ao derrotar o time do Prata, líder do campeonato, pelo placar de

22 de Outubro, 2025