04 de Julho, 2025 09h07mConcurso Público

MPF pede suspensão do segundo Concurso Nacional Unificado por falhas em critérios de cotas

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação na Justiça Federal do Distrito Federal pedindo a suspensão do segundo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), previsto para ocorrer ainda em 2025.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação na Justiça Federal do Distrito Federal pedindo a suspensão do segundo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), previsto para ocorrer ainda em 2025. A solicitação, feita após a publicação do novo edital na última segunda-feira (30), aponta que falhas estruturais já identificadas na primeira edição do certame não foram corrigidas.
Entre os principais pontos levantados está a ausência de transparência na aplicação das cotas raciais. Segundo o MPF, o edital menciona a ampliação do número de vagas reservadas, mas não explica os critérios adotados para o sorteio de vagas em casos onde o número disponível é inferior ao mínimo exigido por lei."a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas", afirma o órgão, em comunicado oficial.
O Ministério Público também critica a falta de detalhamento sobre a formação do cadastro de reserva proporcional às modalidades de cota, o que comprometeria a fiscalização e o acompanhamento dos resultados por parte dos candidatos beneficiários.
Em resposta, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela organização do concurso, afirmou que ainda não foi notificado oficialmente pela Justiça Federal e que, até o momento, o processo segue sem alteração.
As inscrições para o CPNU foram abertas na última quarta-feira (2). Segundo a ministra Esther Dweck, mais de 100 mil pessoas se inscreveram nas primeiras 24 horas. O certame prevê a oferta de 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos da administração pública federal, com provas objetivas marcadas para o dia 5 de outubro.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeito Xexéu esclarece andamento do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e critica uso político de informações em Prata-MG

Em pronunciamento realizado na manhã de segunda-feira (20), o prefeito do Prata-MG, Marcel Rodrigues Vieira da Cunha, o Xexéu, fez um discurso firme sobre o andamento do programa “Minha Casa, Minh

27 de Outubro, 2025

UEMG/Frutal promove noite de beleza e reflexão em evento do Outubro Rosa

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Frutal, realizou na noite da última terça-feira (21) mais uma ação da programação do Outubro Rosa , campanha mundial de conscientização

23 de Outubro, 2025

Equipe Master de Comendador Gomes vence líder do campeonato em Campina Verde

A equipe Master de futebol de Comendador Gomes conquistou uma importante vitória na tarde do último sábado, 18 de outubro de 2025, ao derrotar o time do Prata, líder do campeonato, pelo placar de

22 de Outubro, 2025