06 de Novembro, 2025 11h11mPolítica

Câmara flexibiliza regras do “cotão” para custear ida de deputados à COP30 em Belém

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou na semana passada uma decisão que flexibiliza as regras da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), conhecida como “cotão” para permitir o re

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou na semana passada uma decisão que flexibiliza as regras da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), conhecida como “cotão” para permitir o reembolso de despesas de viagem e hospedagem de parlamentares durante a COP30, em Belém (PA).

Com as novas regras transitórias, os 513 deputados federais poderão solicitar reembolso específico por passagens aéreas de ida e volta, além de aluguel de imóveis contratados de pessoas físicas, para o período do evento.

O “cotão” é uma verba mensal que varia entre R$ 37 mil e R$ 51 mil, conforme o estado de origem do parlamentar, e serve para custear gastos relacionados ao exercício do mandato, como transporte, alimentação, aluguel de escritório e divulgação parlamentar.

Publicidade

A decisão, publicada em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados, não apresentou justificativa oficial** para a adoção da medida, que será válida de 8 a 23 de novembro, dois dias antes e dois dias após o encerramento da conferência internacional sobre o clima.

A COP30 deve reunir líderes e autoridades de diversos países para discutir políticas e compromissos globais de enfrentamento às mudanças climáticas, o que motivou o deslocamento de parlamentares brasileiros ao evento.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeito Leandro Souza destaca avanços para a saúde de Limeira do Oeste em reunião no BDMG

O prefeito Leandro Souza anunciou que participou, nesta quarta-feira (28), de uma reunião estratégica no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para tratar do financiamento da futura Unidad

29 de Janeiro, 2026

IMPOSTO DE RENDA 2026 | Novas regras entram em vigor e ampliam isenção para milhões de brasileiros

As novas regras e tabelas do Imposto de Renda (IR) passaram a valer a partir de 1º de janeiro de 2026.

15 de Janeiro, 2026

Homem é detido por importunação sexual em ônibus do transporte coletivo de Uberaba

Um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) após uma denúncia de importunação sexual dentro de um ônibus do transporte coletivo de Uberaba.

04 de Fevereiro, 2026