27 de Janeiro, 2026 18h01mEconomia por Agência Brasil

Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras

A Petrobras informou, nesta terça-feira (27), que os preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras terão redução média de cerca de 7,8% em relação ao trimestre anterior. Os novos valores passam a vigorar no dia 1º de fevereiro

A Petrobras informou, nesta terça-feira (27), que os preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras terão redução média de cerca de 7,8% em relação ao trimestre anterior. Os novos valores passam a vigorar no dia 1º de fevereiro. 

O modo como essa redução será sentida pelo consumidor final dependerá de outros fatores, como custos de transporte, impostos e margens de lucros de distribuidoras e revendedoras.

Desde dezembro 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma redução da ordem de 38%, incluindo o efeito da redução de fevereiro, conforme informou a empresa. 

A redução anunciada hoje leva em consideração a parcela indexada ao Henry Hub, referência para o mercado de gás natural nos Estados Unidos, que começou a valer no início de 2026, para as distribuidoras que optaram por essa alternativa de indexação. 

Além da variação do Henry Hub, segundo a Petrobras, os contratos de venda de gás natural às distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, considerando as oscilações do petróleo no mercado internacional e da taxa de câmbio real/dólar (R$/US$). 

Publicidade

"Para o trimestre que inicia em fevereiro de 2026, considerando a variação do petróleo Brent, do Henry Hub, do câmbio e a ponderação dos volumes contratados pelas distribuidoras junto à Petrobras, o efeito combinado dessas referências resultará na redução média de preços da parcela molécula em cerca de 7,8%", comunicou a empresa. 

Preços 

A companhia destaca que as efetivas variações finais dos preços por distribuidora dependerão dos produtos contratados e dos volumes efetivamente retirados, considerando os prêmios criados pela Petrobras a partir de 2024: o prêmio por performance e o prêmio de incentivo à demanda. Os prémios possibilitam a redução do preço a depender dos volumes retirados. 

Já o preço final do gás natural ao consumidor, de acordo com a Petrobras, não é determinado apenas pelo preço de venda da molécula pela companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens e pelos tributos federais e estaduais. No caso do Gás Natural Veicular (GNV), depende ainda dos postos de revenda. 

A Petrobras ressalta ainda que as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.  

Publicidade

Notícias relacionadas

Segunda rodada do Campeonato Zé de Fátima agita a Vila Olímpica em Itapagipe

A Vila Olímpica Mário Assis foi palco de muita emoção e competitividade na tarde de sábado, 22 de novembro, durante a segunda rodada do Campeonato Regional de Futebol Amador Zé de Fátima.

24 de Novembro, 2025

Santa Beatriz e Atlético MG farão a grande final do Campeonato Amador de Futebol de Campo em Prata

No último domingo, 9 de novembro, foram definidas as equipes finalistas do Campeonato Amador de Futebol de Campo, realizado no Estádio Cid Pádua Vilela, em Prata.

14 de Novembro, 2025

Morador de Planura é condenado a mais de 31 anos de prisão por latrocínio em Barretos

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Leonardo Silva, de 21 anos, morador de Planura, a 31 anos e seis meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de latrocínio (roubo seguido d

28 de Janeiro, 2026