Um jovem de 25 anos morreu em 23 de setembro, em Osasco, região metropolitana de São Paulo, após ingerir bebida alcoólica adulterada com metanol. Este é o sétimo óbito registrado no estado desde o início dos casos, no final de setembro, de acordo com o último boletim do governo paulista, divulgado nesta terça-feira (22).
O estado de São Paulo é o mais afetado pelo surto, com 42 casos confirmados de intoxicação, incluindo três mortes na capital: homens de 45, 46 e 54 anos. Outros óbitos no estado ocorreram em São Bernardo do Campo (mulher, 30 anos), Osasco (homens de 23 e 25 anos) e Jundiaí (homem, 37 anos).
No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou até o momento dez mortes por ingestão de bebidas contaminadas com metanol: além das sete em São Paulo, houve dois óbitos em Pernambuco e um no Paraná. Outros 11 casos estão em investigação em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Paraíba. Ao todo, 53 intoxicações foram confirmadas no país, enquanto 28 mortes suspeitas foram descartadas.
Outros casos confirmados por estado: Paraná: 6, Pernambuco: 3, Rio Grande do Sul: 1 e Mato Grosso: 1. Há ainda 59 ocorrências sob análise em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Piauí, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Sintomas e cuidados
A intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira irreversível ou óbito.
Os sinais mais comuns incluem visão turva, náuseas, vômitos, dores abdominais e mal-estar generalizado.
Em caso de suspeita, é fundamental procurar imediatamente atendimento médico e contatar instituições de referência:
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 de qualquer lugar do país
As autoridades alertam para a necessidade de identificar e orientar pessoas que possam ter consumido a mesma bebida, recomendando avaliação médica urgente. A demora no atendimento aumenta o risco de desfecho fatal.
Uma história chocante de traição familiar veio à tona nesta semana. A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu Michele Paiva da Silva, de 42 anos, acusada de mandar m4tar o próprio pai, Neil Corr
Um produtor rural de 53 anos denunciou à polícia o furto de 22 animais bovinos em sua propriedade, localizada na zona rural de São Francisco de Sales. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 90 mil.
A Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de São José do Rio Preto prendeu, na tarde desta sexta-feira (15), um empresário e dois funcionários suspeitos de envolvimento na morte