27 de Outubro, 2025 11h10mJornal Pratense

São Paulo registra sétima morte por consumo de bebida adulterada com metanol

Um jovem de 25 anos morreu em 23 de setembro, em Osasco, região metropolitana de São Paulo, após ingerir bebida alcoólica adulterada com metanol.

Um jovem de 25 anos morreu em 23 de setembro, em Osasco, região metropolitana de São Paulo, após ingerir bebida alcoólica adulterada com metanol. Este é o sétimo óbito registrado no estado desde o início dos casos, no final de setembro, de acordo com o último boletim do governo paulista, divulgado nesta terça-feira (22).
O estado de São Paulo é o mais afetado pelo surto, com 42 casos confirmados de intoxicação, incluindo três mortes na capital: homens de 45, 46 e 54 anos. Outros óbitos no estado ocorreram em São Bernardo do Campo (mulher, 30 anos), Osasco (homens de 23 e 25 anos) e Jundiaí (homem, 37 anos).
No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou até o momento dez mortes por ingestão de bebidas contaminadas com metanol: além das sete em São Paulo, houve dois óbitos em Pernambuco e um no Paraná. Outros 11 casos estão em investigação em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Paraíba. Ao todo, 53 intoxicações foram confirmadas no país, enquanto 28 mortes suspeitas foram descartadas.
Outros casos confirmados por estado: Paraná: 6, Pernambuco: 3, Rio Grande do Sul: 1 e Mato Grosso: 1. Há ainda 59 ocorrências sob análise em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Piauí, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Sintomas e cuidados
A intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira irreversível ou óbito.
Os sinais mais comuns incluem visão turva, náuseas, vômitos, dores abdominais e mal-estar generalizado.
Em caso de suspeita, é fundamental procurar imediatamente atendimento médico e contatar instituições de referência:
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 de qualquer lugar do país
As autoridades alertam para a necessidade de identificar e orientar pessoas que possam ter consumido a mesma bebida, recomendando avaliação médica urgente. A demora no atendimento aumenta o risco de desfecho fatal.

Publicidade

Notícias relacionadas

Filha é presa por mandar matar o próprio pai com feijoada envenenada no Rio de Janeiro

Uma história chocante de traição familiar veio à tona nesta semana. A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu Michele Paiva da Silva, de 42 anos, acusada de mandar m4tar o próprio pai, Neil Corr

09 de Outubro, 2025

🌳 Pirajuba celebra o Dia da Árvore com ação de troca de recicláveis por mudas

Pirajuba promoveu nesta terça-feira (23) uma ação especial em comemoração ao Dia da Árvore , realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura.

23 de Setembro, 2025

Produtor rural registra furto de 22 cabeças de gado em São Francisco de Sales

Um produtor rural de 53 anos denunciou à polícia o furto de 22 animais bovinos em sua propriedade, localizada na zona rural de São Francisco de Sales. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 90 mil.

17 de Setembro, 2025