O prefeito Enedino Filho realizou uma reunião na Câmara Municipal de Limeira do Oeste com participação dos vereadores e, também do representante da Construtora Laterza, Francisco que explicou o motivo do atraso na construção das casas habitacionais do Município.
Ele explicou que a empresa, desde que ganhou o processo licitatório buscou cumprir todas as demandas, prazos e procedimentos para construção das 159 casas, devido a mudança de lei, mudança no custo da construção junto a Caixa Econômica Federal, para amenizar o custo para o mutuário que venha adquirir a sua casa. “Surgiram vários entraves neste processo, como a mudança na lei dos cartórios, na questão de fazer a incorporação individual do loteamento, que os cartórios ainda não se adequaram; a questão da doação do Município também para não dividir em etapas a construção e sim construir tudo de uma vez só. Além disto tem o custo de construção, que estamos tentando viabilizar com a Caixa, para que o custo seja viável para o mutuário final, para que a entrada seja mínima ou zero. Então a nossa intenção hoje junto a Câmara é demonstrar com estas planilhas o custo que a Caixa nos enviou”, afirmou Francisco.
O prefeito de Limeira do Oeste destacou que o município não pode doar os terrenos para construção sem a infraestrutura, devido as mudanças na lei e, caso o Município tenha que fazer toda infraestrutura no local, haveria um custo de cerca de R$7 milhões de reais, de investimentos para asfaltar, colocar água (reservatório e elevatória) e energia, sarjetas, calçadas e iluminação pública. Sendo que o Município não tem recursos para este investimento.
Para isto, se faz necessário um investimento da Prefeitura de Limeira do Oeste para não aumentar o custo para a população, ficando decidido junto aos vereadores que o Município fará um investimento, bem menor do que este de toda infraestrutura, para viabilizar a construção das casas. “Não é viável fazer a infraestrutura para doar os lotes para as pessoas; pois sabemos que a maioria das pessoas que precisam não teria condições de construir sua casa, com recursos próprios. Então faremos o investimento possível para entregar os terrenos com as casas prontas, construídas e sem elevar o valores das parcelas para os mutuários, para a nossa população limeirense”, finalizou o prefeito Enedino.