
Nos dias 30 e 31 de julho, Fronteira sediou o Encontro Regional do Turismo e Cultura na Escola Municipal José Maria Bastos (ABC). O evento foi organizado pela Rota do Triângulo, Instância de Governança Regional (IGR), com a participação de municípios mineiros da Associação do Circuito Turístico Rota do Triângulo: Araguari, Araporã, Canápolis, Centralina, Conceição das Alagoas, Indianápolis, Iturama, Ituiutaba, Limeira do Oeste, Pirajuba, Prata, São Francisco de Sales, Uberaba e Uberlândia. O objetivo do fórum é fortalecer o turismo e a cultura, alinhando políticas públicas em nível estadual e federal, dentro do Circuito Rota do Triângulo.
A ação foi promovida pelo Circuito Rota do Triângulo e pela Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico de Fronteira, e coordenada pelo Departamento de Turismo e Meio Ambiente do município.
A programação começou em 30 de julho, com um café da manhã e a abertura oficial, onde a secretária de Governo e Desenvolvimento Econômico, Ângela Nunes, deu as boas-vindas aos participantes.
O evento contou com a da secretária de Cultura, Kelsey Corrêa Leite, e do presidente do COMTUR, Divalci Rodrigues.
No primeiro dia, Fátima Mafra apresentou a oficina para atualização dos Planos Municipais de Turismo, em consonância com novas tendências de turismo.
Andréa de Freitas, turismóloga da Rota do Triângulo, falou sobre as Políticas Públicas de Turismo. Maria Aparecida Basílio, da diretoria de Turismo, Feiras e Eventos, conduziu uma palestra sobre inovações nas novas Tendências Turísticas. Por fim, Adriano Resende Margotti apresentou a Catalogação Turística e o Projeto Edital Minas para o Mundo.
Após o almoço, a oficina continuou com foco no Planejamento Estratégico e Eixos de Atuação.
No dia 31 de julho, a manhã foi dedicada à Oficina de Atualização dos Planos Municipais de Turismo, que abordou os oito eixos de atuação do Planejamento Estratégico 2025/2029.
Carlos Júnior Morais Freitas, Diretor da Rota do Triângulo, apresentou a Promoção Turística do município nas Redes Sociais Rota do Triângulo. À tarde, os participantes foram levados em um passeio turístico por Fronteira, visitando pontos como: a Barra do Monjolo, Centro de Eventos “Dra. Amal Simbole Campos”, Casa do Artesanato, Bernardão, Cervejaria Bernardão, e Doces de Leite na Palha, onde tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir produtos locais.