15 de Outubro, 2025 10h10mPolítica

Sigilo sobre valor da Codemig eleva tensão política e debate sobre transparência em Minas Gerais 🔐

A decisão do governo Romeu Zema (Novo) de impor sigilo a um documento que revela o valor de mercado da Codemig uma das estatais mais valiosas do país gerou forte reação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e acirrou o debate sobre transp

A decisão do governo Romeu Zema (Novo) de impor sigilo a um documento que revela o valor de mercado da Codemig uma das estatais mais valiosas do país gerou forte reação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e acirrou o debate sobre transparência na gestão pública.
O documento em questão contém informações estratégicas sobre o patrimônio e os ativos da Codemig, empresa responsável pela administração de reservas de nióbio, lítio, terras raras e concessões de águas minerais. O valor real desses ativos é considerado peça-chave nas negociações da dívida mineira com a União, que gira em torno de R$ 170 bilhões.
Com o sigilo, parlamentares e a sociedade civil ficam impedidos de acessar dados que poderiam indicar o potencial econômico da estatal e seu papel nas tratativas financeiras com o governo federal.
A oposição na ALMG vê a medida com preocupação, argumentando que a falta de transparência pode enfraquecer a posição de Minas Gerais nas negociações e comprometer a avaliação da viabilidade de um possível acordo.
O episódio adiciona mais tensão ao cenário político mineiro, num momento em que a situação fiscal do estado e o futuro das estatais estão no centro das discussões entre Executivo, Legislativo e sociedade.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Vereadora apresenta propostas para valorização da saúde e transparência na arrecadação em São Francisco de Sales

Na última sessão da Câmara Municipal de São Francisco de Sales, a vereadora Francilaine Campos Barbosa apresentou duas indicações voltadas à valorização dos servidores e à transparência da

29 de Setembro, 2025

Apagão afeta Minas Gerais e diversos estados do país durante a madrugada desta terça-feira (14)

Uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou um apagão generalizado em Minas Gerais e em outros estados do Brasil na madrugada desta terça-feira (14).

14 de Outubro, 2025

Planura promove palestra sobre o Outubro Rosa e reforça a importância da prevenção e do autocuidado

A Prefeitura de Planura, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (08) uma palestra especial sobre o Outubro Rosa, ministrada pelo palestrante Jarbas Lima Queiroz.

09 de Outubro, 2025