17 de Julho, 2025 17h07mPolítica

📣 Aprovado no Senado: mães de filhos com deficiência terão direito à aposentadoria especial

O Senado Federal aprovou nesta semana o Projeto de Lei 1.225/2024, que garante aposentadoria especial para mães que cuidam de filhos com deficiência, autismo ou outras condições atípicas.

O Senado Federal aprovou nesta semana o Projeto de Lei 1.225/2024, que garante aposentadoria especial para mães que cuidam de filhos com deficiência, autismo ou outras condições atípicas. A proposta, de autoria do deputado Glaustin da Fokus (Podemos-GO), é considerada uma vitória histórica para as famílias atípicas e agora segue para sanção presidencial.
A medida reconhece o papel fundamental dessas mães, que enfrentam rotinas exaustivas, muitas vezes sem suporte do Estado, acumulando funções como cuidadoras, enfermeiras, educadoras e mediadoras sociais. A aprovação é vista como um avanço civilizatório, ao trazer maior segurança e dignidade para mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado integral de filhos com necessidades especiais.
Segundo o texto aprovado, o benefício valerá para mulheres que comprovarem dedicação contínua e exclusiva ao cuidado do filho com deficiência, condição que será analisada a partir de critérios técnicos e laudos específicos.
Diversos movimentos sociais e entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência celebraram a aprovação. Para eles, a lei representa um reconhecimento tardio, porém essencial, da sobrecarga enfrentada por essas mães e da necessidade de políticas públicas que as amparem.
Agora, a expectativa gira em torno da sanção presidencial, que oficializará o direito à aposentadoria especial e permitirá que milhares de mães em todo o país tenham acesso a uma rede mínima de proteção social.

Reprodução: Rede Social 

Publicidade

Notícias relacionadas

Secretaria de Saúde mobiliza profissionais no combate à violência contra a mulher

Em alusão ao Agosto Lilás , campanha nacional de conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher, a Secretaria de Saúde de Itapagipe promoveu uma mobilização com os profissionais

28 de Agosto, 2025

Prefeitura de Frutal e instituições se unem no Agosto Lilás pelo combate à violência contra a mulher

A campanha nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher, tem ganhado cada vez mais força e visibilidade.

27 de Agosto, 2025

Lei Paolinelli: de autoria do deputado Zé Vitor, projeto de incentivo à pesquisas agropecuárias é aprovado pela Comissão de Agricultura

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável Regional (CAPDR) aprovou, na última quarta-feira (20), a Lei Paolinelli (PL 380/2025), de autoria do deputado federal Zé Vitor (P

20 de Agosto, 2025