08 de Outubro, 2025 11h10mPalestra

Pirajuba realiza o 11º Encontro da Oficina Terapêutica para Fibromialgia com exibição de documentário sobre a doença

O 11º Encontro da Oficina Terapêutica para Fibromialgia, realizado em Pirajuba, proporcionou às participantes uma experiência diferente e marcante.

O 11º Encontro da Oficina Terapêutica para Fibromialgia, realizado em Pirajuba, proporcionou às participantes uma experiência diferente e marcante. Nesta edição, o grupo assistiu ao documentário “Um Grito no Escuro”, idealizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, em parceria com a Fiocruz.

A produção tem como foco central a fibromialgia, uma condição crônica caracterizada por dor musculoesquelética difusa e persistente, frequentemente acompanhada de fadiga, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas. O documentário evidencia como a doença, muitas vezes invisível, ainda é pouco compreendida e enfrenta preconceitos, impactando profundamente a vida de quem convive com ela.

Ao longo do filme, seis mulheres diagnosticadas com fibromialgia compartilham suas histórias, revelando os desafios enfrentados no sistema de saúde, as dificuldades no reconhecimento da doença e as estratégias encontradas para lidar com a cronicidade.

Publicidade

O encontro foi conduzido em um ambiente acolhedor e sensível, com um espaço montado especialmente para remeter a uma sala de cinema, proporcionando conforto e envolvimento. Mais do que uma simples exibição, o momento se transformou em uma ação de conscientização e empatia, promovendo reflexões sobre a importância de reconhecer, respeitar e humanizar as experiências de quem vive com fibromialgia.

A atividade reforça o compromisso da Oficina Terapêutica de Pirajuba em oferecer apoio, informação e acolhimento, fortalecendo o vínculo entre as participantes e ampliando o debate sobre uma condição que exige cada vez mais atenção da sociedade e do poder público.

Publicidade

Notícias relacionadas

🌳 Pirajuba celebra o Dia da Árvore com ação de troca de recicláveis por mudas

Pirajuba promoveu nesta terça-feira (23) uma ação especial em comemoração ao Dia da Árvore , realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura.

23 de Setembro, 2025

Prefeitura de Itapagipe firma contrato com a Caixa para construção da Estação de Tratamento de Esgoto

A Prefeitura de Itapagipe deu um passo decisivo rumo ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida no município.

11 de Agosto, 2025

Planura promove palestra sobre o Outubro Rosa e reforça a importância da prevenção e do autocuidado

A Prefeitura de Planura, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (08) uma palestra especial sobre o Outubro Rosa, ministrada pelo palestrante Jarbas Lima Queiroz.

09 de Outubro, 2025