30 de Junho, 2025 10h06mJornal Pratense

Prata recebe drones em ação pioneira de combate ao Aedes Aegypti

O município do Prata recebeu, nesta quarta-feira (25), a segunda etapa do projeto Vans Drones, uma ação inovadora promovida pelo Consórcio AMVAP de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e os municípios consorciados.

O município do Prata recebeu, nesta quarta-feira (25), a segunda etapa do projeto Vans Drones, uma ação inovadora promovida pelo Consórcio AMVAP de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e os municípios consorciados. A iniciativa utiliza drones para mapear e combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Na prática, um drone especializado sobrevoa áreas críticas da cidade — incluindo os distritos — com o objetivo de identificar e tratar possíveis criadouros do mosquito. A tecnologia permite o georreferenciamento de locais de risco e atua, inclusive, em pontos de difícil acesso, como telhados, lajes e terrenos baldios, que normalmente representam desafios à atuação dos agentes de endemias.
Com apoio técnico da AMVAP, o projeto busca reforçar as ações de vigilância epidemiológica e controle vetorial, permitindo uma resposta mais ágil e precisa das equipes de saúde. Em locais onde a presença física de agentes não é viável, os drones ainda aplicam larvicidas biológicos, eliminando focos potenciais do mosquito. O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) é parte de uma estratégia mais ampla do Governo de Minas para conter o avanço das arboviroses, que têm apresentado índices alarmantes. Só em 2024, o Brasil registrou mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue e quase 6 mil mortes confirmadas, refletindo a urgência de ações efetivas de enfrentamento.
A iniciativa da AMVAP é considerada um marco na saúde pública regional, ao integrar tecnologia de ponta com a atuação tradicional dos agentes de endemias. Além de garantir maior precisão nas intervenções, a ação fortalece a prevenção e busca reduzir os riscos de novos surtos nos municípios mineiros.
O projeto é financiado com recursos da Secretaria de Estado de Saúde e apoio dos municípios consorciados, evidenciando o compromisso coletivo com a saúde da população. A experiência positiva observada em outras localidades aponta que o uso de drones no combate ao Aedes aegypti pode representar um divisor de águas na luta contra as arboviroses.
Com a união de esforços e a adoção de soluções inovadoras, o município do Prata se junta a uma frente moderna e eficaz de combate ao mosquito, reafirmando seu compromisso com o bem-estar da população.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prata promoveu roda de conversa sobre prevenção e combate a incêndios e queimadas na zona rural

A sede do Sindicato Rural do Prata foi palco, recentemente, de um importante roda de conversa voltada à prevenção e ao combate de incêndios e queimadas, reunindo autoridades, produtores e especial

30 de Junho, 2025

Gestoras da Cultura do Prata participaram do 8º Encontro Regional de Cultura e Turismo em Frutal

A cidade de Frutal foi palco do 8º Encontro Regional de Cultura e Turismo, um evento que reuniu representantes de diversos municípios do Triângulo Mineiro, com o objetivo de fortalecer as política

26 de Maio, 2025

Ciência em Movimento leva educação ambiental e plantio de árvores ao Parque do Jatobá

O evento Ciência em Movimento, realizado no Parque do Jatobá, contou com uma importante ação voltada ao Meio Ambiente, nesta quinta-feira, 22 de maio.

26 de Maio, 2025