
Na manhã desta segunda-feira (10), autoridades estaduais e municipais participaram da solenidade de inauguração do Presídio de Frutal, um importante marco para o fortalecimento da segurança pública na região. O evento contou com o descerramento da placa inaugural e discursos de autoridades, destacando o papel da nova unidade prisional na garantia da dignidade humana, no cumprimento da pena e na segurança dos servidores.
Durante a cerimônia, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, ressaltou a importância da entrega. “É uma grata satisfação estar em Frutal, realizando a entrega de mais um importante equipamento de segurança pública. Esta é a segunda entrega na 5ª Região Integrada de Segurança Pública neste ano. Recentemente, também inauguramos a unidade de Iturama”, afirmou.
Badaró destacou ainda que Minas Gerais possui atualmente uma população carcerária que ultrapassa 80 mil presos, e que o fortalecimento das estruturas prisionais é essencial para o funcionamento do sistema.
A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, do prefeito de Frutal, Bruno Augusto, do deputado estadual Bosco, além de representantes das forças de segurança, do Poder Judiciário e de demais instituições parceiras.
Com a nova unidade, o Estado busca não apenas melhorar as condições de custódia e ressocialização dos detentos, mas também garantir mais segurança à população e aos servidores que atuam no sistema prisional.
O Presídio de Frutal passa a integrar o conjunto de unidades penitenciárias de Minas Gerais sob gestão do Depen-MG, reforçando o compromisso do governo com a reestruturação e humanização do sistema carcerário, com 388 vagas, construídas com recursos de mais de R$ 25 milhões do Fundo Penitenciário Nacional, por meio de parceria do Estado de Minas Gerais e Governo Federal.
A unidade, localizada na estrada no sentido de Pirajuba, ao lado da sede da APAC, será administrada pela Polícia Penal de Minas Gerais e representa um importante avanço na área da segurança pública regional.
Com estrutura moderna, o presídio foi projetado para garantir melhores condições de trabalho aos policiais penais e segurança no cumprimento das penas, além de ampliar a capacidade de custódia na região.
A obra integra o programa estadual de modernização do sistema prisional e reforça o compromisso do Governo de Minas com a ressocialização e o fortalecimento das políticas de segurança pública.













































