Nos primeiros seis meses desse ano, quase 800 trabalhadores foram encaminhados ao mercado de trabalho em Frutal por meio de ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação em parceria com a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Segundo pesquisa do IBGE, o índice de desemprego no Brasil atingiu 9,3% no trimestre encerrado em junho de 2022 e o Frutal vem na contramão desta realidade. “O cenário é positivo e esse resultado pode ser atribuído ao importante papel desempenhado pela Secretaria na intermediação da mão de obra entre trabalhador e empregador. A Secretaria e o Sine unem esforços para minimizar o impacto da crise na vida dos trabalhadores frutalenses”, ressalta Tatiana Aguiar, Gerente de Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação.
Além do encaminhamento ao mercado de trabalho, a secretaria auxilia os trabalhadores que perderam o emprego com carteira assinada sem justa causa, a receberam o benefício do seguro desemprego, pago pelo governo federal, por meio do Programa do Seguro-Desemprego, ao todo 1273 trabalhadores frutalenses receberam seguro-desemprego nos primeiros seis desse ano.
Além disso, através da equipe que atua na secretaria, a pasta fornece assistência temporária ao desempregado, auxiliando na busca do novo trabalho, a pasta fornece assistência temporária ao desempregado, auxiliando na busca do novo trabalho com ações de orientação, qualificação e recolocação profissional.
Para facilitar e agilizar o processo de colocação e recolocação no mercado de trabalho, ainda lançou esse o “Conecta Frutal”, uma plataforma digital que visa dar mais comodidade ao trabalhador. Já em funcionamento, é através do Conecta que o trabalhador acompanha as vagas de emprego, que são disponibilizadas quase que diariamente. O objetivo do site é ampliar o atendimento virtual e reduzir custos ao trabalhador, que não precisará se deslocar até a sede da secretaria para requerer oferecidos serviços disponibilizados pela SEDEPI.