08 de Maio, 2023 15h05mCurso

Professores estão passando por Formação em Educação especial e Inclusiva para melhor atender os alunos em Frutal

A Prefeitura de Frutal está investindo cada vez mais na educação, tornando as Cemeis e as escolas municipais em espaços cada vez mais inclusivos e acolhedores para todos os alunos.

A Prefeitura de Frutal está investindo cada vez mais na educação, tornando as Cemeis e as escolas municipais em espaços cada vez mais inclusivos e acolhedores para todos os alunos.

E esse investimento todo pode ser traduzido em números: se antes havia apenas 30 professores de apoio atuando em toda a rede municipal de ensino, atualmente são 80. Anteriormente, havia somente um psicólogo para atender os alunos, atualmente, são 3 profissionais. Isso sem falar nas psicopedagogas que antes eram 4 profissionais e na atual gestão são 8.

No entanto, não basta apenas contratar é preciso capacitar e considerando que a formação dos profissionais da educação possibilita a construção de conhecimento para praticas educacionais que propiciem o desenvolvimento sócio cognitivo dos estudantes é que a Secretaria Municipal de Educação iniciou neste ano o Curso de Formação em Educação Especial e Inclusiva na Educação Básica.

A capacitação conta com 12 módulos que irão qualificar ainda mais esses profissionais que atuam diariamente com crianças e adolescentes que apresentam alguma dificuldade cognitiva e/ou outras limitações por conta de suas deficiências e transtornos tais como: Deficiência auditiva, visual, PC, Síndrome de Dow, Autismo, TDAH, entre outros.

Publicidade

Nesse primeiro módulo do curso, a diretora do CEOPEE, Rejane Isabel Ferreira trouxe o especialista da Educação Básica Anderson Sílvio Alonso Feitosa e a professora Camila Cristina Silva Borges do CREI que abordaram temas como a História da Educação Especial e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que tratam também das flexibilizações curriculares para que esses estudantes consigam romper as barreiras e tenham acesso pleno à uma educação de qualidade.

De acordo com o secretário de educação, Marco Antônio Gaioso, esses módulos serão desenvolvidos ao longo de todo ano e a realização dessa atividade era um antigo anseio dos próprios professores. “Estamos investindo de verdade em inclusão na educação municipal de Frutal, prova disso foi que criamos uma sede própria para Núcleo de Apoio à Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos - NAIDDH, fizemos a contratação de diversos profissionais e estamos promovendo esse curso com encontros, quinzenalmente”, finalizou o secretário.

Essa é uma capacitação realizada através do Núcleo de Apoio a Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos – NAIDDH em parceria com a SEE/MG através da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba e CEOPEE, com o apoio do Centro de referência em Educação Inclusiva de Uberaba -CREI.

Publicidade

Notícias relacionadas

🎉🌵 Frutal e região, preparem-se! A Semana da Cultura Nordestina está chegando em uma nova data e promete muita alegria, tradição e diversão para toda a família! ❤️

📅 Dias 22 e 23 de agosto 📍 Estádio Marretão Venha viver a riqueza da cultura nordestina em um evento cheio de sabores, música e tradição! 🤠✨ 🌽 Comidas típicas irresistíveis 🎶 S

06 de Agosto, 2026

Se você é apaixonado por carros antigos, essa é a oportunidade perfeita para colocar sua máquina em destaque e ainda concorrer ao sorteio deste Gol!

Se você é apaixonado por carros antigos, essa é a oportunidade perfeita para colocar sua máquina em destaque e ainda concorrer ao sorteio deste Gol! 📅 Dia 2 de agosto 📍 Parque dos Lagos 🕗

07 de Julho, 2026