08 de Maio, 2023 15h05mCurso

Professores estão passando por Formação em Educação especial e Inclusiva para melhor atender os alunos em Frutal

A Prefeitura de Frutal está investindo cada vez mais na educação, tornando as Cemeis e as escolas municipais em espaços cada vez mais inclusivos e acolhedores para todos os alunos.

A Prefeitura de Frutal está investindo cada vez mais na educação, tornando as Cemeis e as escolas municipais em espaços cada vez mais inclusivos e acolhedores para todos os alunos.

E esse investimento todo pode ser traduzido em números: se antes havia apenas 30 professores de apoio atuando em toda a rede municipal de ensino, atualmente são 80. Anteriormente, havia somente um psicólogo para atender os alunos, atualmente, são 3 profissionais. Isso sem falar nas psicopedagogas que antes eram 4 profissionais e na atual gestão são 8.

No entanto, não basta apenas contratar é preciso capacitar e considerando que a formação dos profissionais da educação possibilita a construção de conhecimento para praticas educacionais que propiciem o desenvolvimento sócio cognitivo dos estudantes é que a Secretaria Municipal de Educação iniciou neste ano o Curso de Formação em Educação Especial e Inclusiva na Educação Básica.

A capacitação conta com 12 módulos que irão qualificar ainda mais esses profissionais que atuam diariamente com crianças e adolescentes que apresentam alguma dificuldade cognitiva e/ou outras limitações por conta de suas deficiências e transtornos tais como: Deficiência auditiva, visual, PC, Síndrome de Dow, Autismo, TDAH, entre outros.

Publicidade

Nesse primeiro módulo do curso, a diretora do CEOPEE, Rejane Isabel Ferreira trouxe o especialista da Educação Básica Anderson Sílvio Alonso Feitosa e a professora Camila Cristina Silva Borges do CREI que abordaram temas como a História da Educação Especial e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que tratam também das flexibilizações curriculares para que esses estudantes consigam romper as barreiras e tenham acesso pleno à uma educação de qualidade.

De acordo com o secretário de educação, Marco Antônio Gaioso, esses módulos serão desenvolvidos ao longo de todo ano e a realização dessa atividade era um antigo anseio dos próprios professores. “Estamos investindo de verdade em inclusão na educação municipal de Frutal, prova disso foi que criamos uma sede própria para Núcleo de Apoio à Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos - NAIDDH, fizemos a contratação de diversos profissionais e estamos promovendo esse curso com encontros, quinzenalmente”, finalizou o secretário.

Essa é uma capacitação realizada através do Núcleo de Apoio a Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos – NAIDDH em parceria com a SEE/MG através da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba e CEOPEE, com o apoio do Centro de referência em Educação Inclusiva de Uberaba -CREI.

Publicidade

Notícias relacionadas

Educação Antirracista em foco: Luana Tolentino inspira escolas de Frutal com diálogo e reflexão

Frutal recebeu, nesta semana, a escritora, professora e referência nacional em educação antirracista Luana Tolentino para uma programação especial voltada à promoção de escolas mais inclusivas

24 de Novembro, 2025

Itapagipe avança na Educação Especial e Inclusiva com apoio do Avivar Instituto

O município de Itapagipe está dando um passo significativo no fortalecimento da educação especial por meio de uma parceria com o Avivar Instituto, que oferece assessoria científica e multidiscipl

29 de Outubro, 2025

Educação para a Vida: alunos participam de ação de higiene bucal em Itapagipe

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, os alunos do 1º ao 3º ano da Escola Municipal Gil Brasileiro da Silva participaram de uma atividade especial sobre higiene bucal, conduzida pelo coordenador do set

22 de Outubro, 2025