21 de Setembro, 2021 17h09mCurso

Alunos concluem curso de Viveirista promovido pela Prefeitura e parceiros

A Prefeitura de Jales em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na

A Prefeitura de Jales em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales realizou entre os dias 16 e 18 de setembro o curso gratuito profissionalizante Viveirista – Módulo I – Horticultura.
De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, o objetivo principal do curso foi ensinar os participantes a efetuarem o plantio de sementes e mudas de horticultura em viveiros. O curso contou com aulas teóricas, ministradas na sede da Escola Técnica Agrícola Dr. José Luiz Viana Coutinho, no Córrego do Tamboril e práticas, na Gigante Hortaliças, localizada no Córrego do Açude.

Os 15 alunos do curso tiveram aulas das 8h às 17 horas e aprenderam sobre viveiros permanentes, viveiros com mudas em raiz nua, produção de mudas de hortaliças, viveiros com mudas em recipientes, substratos, recipientes, aquisição de sementes e materiais de propagação, preparo do material propagativo, métodos de propagação, semeadura e plantio. As aulas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Ricardo de Angelis Marinheiro.

De acordo com a secretária de Agricultura, “os alunos tiveram a oportunidade de aprender a estruturar um viveiro através de conhecimentos específicos, efetuarem planejamento de atividades e adquirirem também conhecimentos gerais sobre solo, definição de viveiro e sementeira, condução do viveiro e muito mais. Tudo isso pode contribuir para melhorar suas produções e gerar emprego e renda”, finalizou Sandra Gigante.

Os 15 alunos receberão certificados de participação e conclusão do curso.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeitura capacita servidores em curso de manejo sustentável de árvores urbanas

Uma cidade mais verde depende também dos cuidados diários com suas áreas arborizadas. Pensando nisso, servidores da Prefeitura participaram, em Uberaba, de um curso especializado em Supressão e Po

15 de Setembro, 2025