26 de Agosto, 2025 12h08mClima Tempo

Redução de queimadas no país traz alívio, mas calor extremo preocupa população

Comparado a julho do ano passado, o Brasil registrou uma redução de 40% na área queimada. Os dados são do MAP/IOMAS, que também identificou queda acumulada entre janeiro e julho, com redução de 59% na degradação ambiental.

Comparado a julho do ano passado, o Brasil registrou uma redução de 40% na área queimada. Os dados são do MAP/IOMAS, que também identificou queda acumulada entre janeiro e julho, com redução de 59% na degradação ambiental.
As condições climáticas têm contribuído para o cenário: chuvas mais espaçadas em algumas regiões, além do frio e da chamada “cristalização” do solo, fatores que ajudam a frear o uso do fogo.
Apesar da queda, o Cerrado foi o bioma que mais queimou em julho de 2025. Dos 748 mil hectares atingidos pelo fogo no mês passado, 571 mil estavam nesse ecossistema. Ainda assim, houve redução de 16% em relação a 2024.
Especialistas alertam que o período atual de estiagem favorece a propagação de incêndios: vegetação seca, baixa umidade, altas temperaturas e ventos fortes criam um cenário de risco.
“A redução registrada é um respiro para o bioma, mas ainda precisamos esperar os meses mais críticos, como agosto e setembro, para confirmar se essa tendência será sustentável”, destacam os pesquisadores.
Enquanto os incêndios recuam, o calor extremo preocupa em várias partes do país. Cuiabá deve ser a capital mais quente do Brasil, com temperaturas próximas aos 40°C.
O Mato Grosso está entre os estados atingidos por um veranito, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas em até 5 graus acima da média para esta época do ano.
Com isto, a rotina da população se adapta: garrafinhas de água se tornaram item indispensável, e bebedouros públicos no centro da cidade viraram ponto de alívio para trabalhadores e moradores de rua. “É perfeito pra gente, ainda mais nesse calorão. Ninguém aguenta sem se hidratar”, comentou um morador.
Segundo o Semadem, uma chuva de apenas 0,2 milímetro foi registrada nos últimos dias, quantidade insuficiente para amenizar a secura. A previsão é de umidade relativa abaixo de 30% ao longo do dia e picos de 39°C no período da tarde.
Além de Mato Grosso, outros 10 estados e o Distrito Federal enfrentam o veranito nesta semana, reforçando os alertas de autoridades de saúde sobre a importância da hidratação e da proteção contra o sol.

Publicidade

Notícias relacionadas

Minas Gerais lidera número de novas inclusões na lista suja do trabalho escravo no país

O superintendente do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, entregou nesta terça-feira (7) ao procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Carlos Henrique Dumont Silva, a nova versão

08 de Outubro, 2025

Polícia Civil conclui investigação sobre ato obsceno no Condomínio Parque Lago e Sol; delegado pede fim de discursos de ódio nas redes

A Polícia Civil de Frutal concluiu, nesta quarta-feira (10), a investigação sobre o ato obsceno registrado no último fim de semana em um catamarã no Condomínio Parque Lago e Sol, episódio que g

10 de Dezembro, 2025

Formatura do PROERD reúne mais de 140 alunos no Centro de Eventos Waldemar Groke

A manhã do dia 8 de dezembro foi marcada por celebração e conscientização no Centro de Eventos “Waldemar Groke”, onde mais de 140 alunos das escolas Gil Brasileiro da Silva e Pedro Gonçalves

10 de Dezembro, 2025