Prefeitura de Jales e Fatec desenvolvem pesquisa para fomentar turismo na região

Turismo em 02 de junho, 2021 17h06m
Facebook Twitter Whatsapp

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está desenvolvendo um estudo em parceria com a Fatec Professor José Camargo - Fatec Jales com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que visam fomentar o turismo na região de Jales. 

De acordo com as professoras doutoras Adriana Colombo e Selma Fávaro, entre as etapas do estudo, está a realização de entrevista no comércio e nas regiões de maior circulação de Jales, como hospitais, clínicas e hotéis, para identificar o perfil e o comportamento dos visitantes do município e, assim, analisar a demanda turística local. As informações irão constituir uma base de dados que subsidiará o plano diretor de turismo do município, tendo como foco contribuir para um melhor atendimento dos visitantes.

A pesquisa aponta que a maioria dos entrevistados mora na região e que quase 40% se deslocam, principalmente, para o tratamento de saúde, realizado na unidade do Hospital do Amor (18,89%); Santa Casa de Misericórdia, AME e UPA (10,22%); e clínicas médicas (9,91%). Entre outros motivos, destacam-se a realização de compras (17,96%), visitas a parentes ou amigos (17,34%) e negócios (16,72%).

Publicidade

Ainda segundo Adriana e Selma, o estudo também mostra que as pessoas que buscam tratamento de saúde e realizar negócios, aproveitam a estadia para fazer compras e que a idade média do primeiro grupo é superior à dos outros grupos mencionados.

Em relação àqueles que buscam tratamento de saúde, convém destacar que geralmente não vêm de carro e que se hospedam em casas de apoio ou em outro município.

A pesquisa trouxe dados de extrema relevância, que constam no relatório realizado pela Fatec Jales. Ela permitirá, entre outros aspectos, subsidiar projetos, orientar a política setorial e novos investimentos na área, permitindo também que empresários tracem estratégias visando atender melhor cada um dos públicos analisados.

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp