26 de Agosto, 2025 13h08mSaúde por Agência Brasil

Prefeitura de São Paulo vai ampliar oferta de canabidiol pelo SUS

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (25) que passará a usar medicamentos à base de canabidiol, substância química da cannabis, para o tratamento de mais de 30 tipos de doenças ou transtornos na rede pública

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (25) que passará a usar medicamentos à base de canabidiol, substância química da cannabis, para o tratamento de mais de 30 tipos de doenças ou transtornos na rede pública.

Os pacientes, que anteriormente recorriam à via judicial para conseguir o tratamento, agora poderão obter prescrições médicas de forma mais acessível na rede pública da capital. 

epilepsias, dores crônicas, doenças neurodegenerativas, transtorno do espectro autista, patologias reumatológicas.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Prescrição

Os médicos legalmente habilitados e capacitados são os únicos que podem prescrever o uso da cannabis medicinal. A secretaria informou que profissionais da rede estão sendo capacitados para oferecer o uso terapêutico do medicamento.

Publicidade

As farmácias municipais de referência serão responsáveis pela venda da medicação. Os pacientes que pretendem utilizar o canabidiol devem apresentar prescrição médica, notificação de receita B1 (do tipo azul), cartão SUS ou CPF e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As farmácias habilitadas na venda dos produtos podem ser consultadas na plataforma Remédio na Hora.

Cinco apresentações orais de canabidiol serão disponibilizadas na rede municipal: Full Spectrum 200mg/ml e 100mg/ml (com até 0,2% THC); Broad Spectrum 200mg/ml, 100mg/ml e 50mg/ml (isentas de THC).

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, as orientações sobre o uso medicinal da cannabis seguem a legislação vigente e a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

*Estagiário sob supervisão de Eduardo Luiz Correia

Publicidade

Notícias relacionadas

Rotary Clemente Teodoro propõe parceria com Prefeitura para ampliar ações de saúde em Frutal

A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu nesta quarta-feira (7), representantes do Rotary Club Clemente Teodoro para discutir a ampliação de parcerias voltad

07 de Agosto, 2025

São Paulo registra sétima morte por consumo de bebida adulterada com metanol

Um jovem de 25 anos morreu em 23 de setembro, em Osasco, região metropolitana de São Paulo, após ingerir bebida alcoólica adulterada com metanol.

27 de Outubro, 2025

Prefeitura de Frutal e instituições se unem no Agosto Lilás pelo combate à violência contra a mulher

A campanha nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher, tem ganhado cada vez mais força e visibilidade.

27 de Agosto, 2025