13 de Junho, 2025 09h06mSaúde por Rádio Agência Nacional

Mutirão de saúde ocular atende pessoas em situação de rua

Baixar Tocar Pessoas em situação de rua de Boa Vista, no estado de Roraima, poderão se consultar com oftalmologista em mutirão de saúde ocular, que começa nesta sexta-feira (13) e será estendido até dezembro. Eles serão os primeiros a receber atendimento na ação promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que tem como parceira o Conselho Nacional de Justiça. Os pacientes serão avaliados por médicos especialistas e, caso necessário, poderão fazer exames específicos

Pessoas em situação de rua de Boa Vista, no estado de Roraima, poderão se consultar com oftalmologista em mutirão de saúde ocular, que começa nesta sexta-feira (13) e será estendido até dezembro.

Eles serão os primeiros a receber atendimento na ação promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que tem como parceira o Conselho Nacional de Justiça.

Os pacientes serão avaliados por médicos especialistas e, caso necessário, poderão fazer exames específicos. Aqueles diagnosticados com problemas de visão irão receber gratuitamente óculos de grau.

A presidente do CBO Wilma Lelis explica que muitas vezes os moradores de rua necessitam de óculos para fazer atividades básicas do dia a dia. Segunda ela, alguns podem ter doenças oculares e precisam de tratamento.

Wilma Lelis também destaca que o mutirão vai entregar laudos para que os pacientes possam solicitar benefícios previdenciários e sociais. 

“Nosso atendimento oftalmológico tem por objetivo, portanto, dar diagnósticos, prescrever os tratamentos, sejam óculos, sejam medicações, encaminhar os pacientes adequadamente para a reabilitação da função visual, caso seja necessário. E fornecer relatórios para que as pessoas em situação de rua tenham a possibilidade de ter seus benefícios previdenciários ou sociais”.

Publicidade

O mutirão passará por Salvador, capital da Bahia, onde os atendimentos estão marcados para os dias 10 e 11 de julho. No Rio de Janeiro a ação será de 26 a 28 de agosto. O cronograma inclui também o estado do Acre e um município no interior do Tocantins, mas as datas nessas localidades ainda não foram definidas.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a iniciativa agora faz parte dos serviços oferecidos pelo programa Pop Rua Jud, que está em atividade,

A expectativa é que 1.200  pacientes sejam atendidos durante o mutirão.

© Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil Saúde Expectativa é que 1.200 pacientes recebam atendimento médico Brasília 13/06/2025 - 09:09 Roberto Piza - Marizete Cardoso Nathalia Maciel - estagiária da Rádio Nacional mutirão Saúde Ocular CNJ Conselho Brasileiro de Oftalmologia sexta-feira, 13 Junho, 2025 - 09:09 2:23

Publicidade

Notícias relacionadas

Rotary Clemente Teodoro propõe parceria com Prefeitura para ampliar ações de saúde em Frutal

A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu nesta quarta-feira (7), representantes do Rotary Club Clemente Teodoro para discutir a ampliação de parcerias voltad

07 de Agosto, 2025

Cerradão e Secretaria de Saúde fortalecem parceria para ações preventivas em Frutal

A união de esforços entre o setor público e a iniciativa privada tem se mostrado essencial para promover melhorias na qualidade de vida da população.

01 de Agosto, 2025

Secretaria de Saúde intensifica combate à Doença de Chagas em Itapagipe

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapagipe iniciou uma ação reforçada do Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCH) , com atuação direta dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) em di

29 de Julho, 2025