13 de Junho, 2025 09h06mSaúde por Rádio Agência Nacional

Mutirão de saúde ocular atende pessoas em situação de rua

Baixar Tocar Pessoas em situação de rua de Boa Vista, no estado de Roraima, poderão se consultar com oftalmologista em mutirão de saúde ocular, que começa nesta sexta-feira (13) e será estendido até dezembro. Eles serão os primeiros a receber atendimento na ação promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que tem como parceira o Conselho Nacional de Justiça. Os pacientes serão avaliados por médicos especialistas e, caso necessário, poderão fazer exames específicos

Pessoas em situação de rua de Boa Vista, no estado de Roraima, poderão se consultar com oftalmologista em mutirão de saúde ocular, que começa nesta sexta-feira (13) e será estendido até dezembro.

Eles serão os primeiros a receber atendimento na ação promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que tem como parceira o Conselho Nacional de Justiça.

Os pacientes serão avaliados por médicos especialistas e, caso necessário, poderão fazer exames específicos. Aqueles diagnosticados com problemas de visão irão receber gratuitamente óculos de grau.

A presidente do CBO Wilma Lelis explica que muitas vezes os moradores de rua necessitam de óculos para fazer atividades básicas do dia a dia. Segunda ela, alguns podem ter doenças oculares e precisam de tratamento.

Wilma Lelis também destaca que o mutirão vai entregar laudos para que os pacientes possam solicitar benefícios previdenciários e sociais. 

“Nosso atendimento oftalmológico tem por objetivo, portanto, dar diagnósticos, prescrever os tratamentos, sejam óculos, sejam medicações, encaminhar os pacientes adequadamente para a reabilitação da função visual, caso seja necessário. E fornecer relatórios para que as pessoas em situação de rua tenham a possibilidade de ter seus benefícios previdenciários ou sociais”.

Publicidade

O mutirão passará por Salvador, capital da Bahia, onde os atendimentos estão marcados para os dias 10 e 11 de julho. No Rio de Janeiro a ação será de 26 a 28 de agosto. O cronograma inclui também o estado do Acre e um município no interior do Tocantins, mas as datas nessas localidades ainda não foram definidas.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a iniciativa agora faz parte dos serviços oferecidos pelo programa Pop Rua Jud, que está em atividade,

A expectativa é que 1.200  pacientes sejam atendidos durante o mutirão.

© Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil Saúde Expectativa é que 1.200 pacientes recebam atendimento médico Brasília 13/06/2025 - 09:09 Roberto Piza - Marizete Cardoso Nathalia Maciel - estagiária da Rádio Nacional mutirão Saúde Ocular CNJ Conselho Brasileiro de Oftalmologia sexta-feira, 13 Junho, 2025 - 09:09 2:23

Publicidade

Notícias relacionadas

Mutirão atende população em situação de rua em São Paulo

Começa hoje (12), em São Paulo, o Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, uma ação coordenada entre o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e o Tribunal de Justiça

12 de Maio, 2025

Com o frio, SP aciona operação para pessoas em situação de rua

Com previsão de uma madrugada fria, que pode alcançar os 13 graus Celsius (Cº), a prefeitura de São Paulo informou que vai ativar a Operação Baixas Temperaturas nesta quarta-feira (14) para aten

14 de Maio, 2025

Fronteira conquista aprovação de R$ 1,5 milhão anuais para a Saúde na reunião da CIB em Uberaba

O município de Fronteira alcançou uma importante vitória na área da saúde.

13 de Maio, 2025