19 de Julho, 2024 12h07mRural

Conselho realiza 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Frutal sediou na quarta-feira, dia 17 de julho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na

Frutal sediou na quarta-feira, dia 17 de julho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que debateram o tema: “Democracia, trabalho e educação na Saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”. Por ser um Conselho paritário, participaram da Conferência os representantes do governo municipal, de faculdades, prestadores de serviço conveniados ao SUS e usuários, de movimentos sociais e trabalhadores da saúde. 
Durante a Conferência, os grupos foram divididos em três eixos, sendo o Eixo 01: democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Eixo 2: o trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS e o Eixo 3: educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde. Para a Secretária da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Aleteia D’Alcântara Gonçalves Silva, a Conferência reafirmou a proposta do SUS que é tratar os diferentes como iguais, oferecer as mesmas oportunidades para todas as pessoas e fortalecer o trabalhador da saúde. “Um trabalhador capacitado vai ser tornar um profissional de excelência e oferecer um serviço melhor à população”, disse. 
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dejanira Dantas, durante a Conferência foram eleitos os delegados e definidas as propostas que serão defendidas por estes representantes na Conferência Estadual de Saúde que vai acontecer em agosto em Jaboticatubas. “Estas propostas vão se tornar o plano municipal em gestão do trabalho e educação permanente para que elas sejam constantes e para que estes trabalhadores possam ser capacitados da forma correta”, informou.  
Delegados titulares eleitos: Marciléia Alves Ferreira, Rosana Rosene da Silva, Marta Rosângela de Oliveira Gomes e Dejanira Sobrinho Dantas. Suplentes: Emilayne Keetelhey dos Santos, Thalita Rodrigues Lopes de Oliveira, Sheila Cristina Modesto Souza e Cícero da Silva Santos.

Publicidade

Notícias relacionadas

Trabalhadores da Saúde se reúnem para eleger delegados e discutir propostas para a 11ª Conferência Municipal de Saúde em Itapagipe

Na tarde desta sexta-feira (30), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Itapagipe participaram de uma Pré-Conferência de Saúde no Centro de Eventos, em um encontro que marcou mais uma e

03 de Junho, 2025

Aluno da Rede Municipal de Campina Verde se Destaca na OBMEP 2024 com Medalha e Menção Honrosa 🎉

Campina Verde tem um motivo especial para comemorar! O estudante Daniel Messias Inácio , da Escola Municipal Otávio Severino da Silva , localizada na região rural da Grama, brilhou na 19ª Olimpía

10 de Junho, 2025

Prata realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

No dia 29 de maio, o município do Prata promoveu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Alameda Irmão Pedro.

09 de Junho, 2025