25 de Novembro, 2024 12h11mPavimentação / Recapeamento

Asfalto Itapagipe/Campina Verde: Reunião agiliza desapropriações para obras

Na tarde de terça-feira (26/11), foi realizada uma reunião no Centro de Eventos Waldemar Groke com o objetivo de agilizar os processos de desapropriação relacionados ao projeto de asfaltamento da rodovia que liga Itapagipe a Campina Verde.  O e

Na tarde de terça-feira (26/11), foi realizada uma reunião no Centro de Eventos Waldemar Groke com o objetivo de agilizar os processos de desapropriação relacionados ao projeto de asfaltamento da rodovia que liga Itapagipe a Campina Verde. 
O encontro contou com a presença dos prefeitos e vice-prefeitos de Itapagipe e Campina Verde, além de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), vereadores, e o ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto. 
O evento reuniu também diversos proprietários rurais que são afetados pelas desapropriações, com a intenção de buscar soluções rápidas para o andamento do projeto. Anderson Adauto, responsável por projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP) que resultaram em asfaltamentos em diversas cidades da região, ressaltou a importância de superar as dificuldades nos processos de regularização fundiária para evitar o risco de perder recursos já garantidos. 
O prefeito de Itapagipe, Ricardo Garcia, nomeou o servidor Carlos Groke para articular junto aos proprietários rurais e ao DER-MG, com a meta de acelerar as desapropriações e possibilitar a licitação da obra o mais rápido possível. 
Foi também sugerida a possibilidade de iniciar o processo licitatório antes da conclusão das desapropriações, para otimizar o tempo.  Atualmente, o DER-MG gerencia 43 processos de desapropriação, dos quais 8 foram finalizados e pagos, enquanto 2 estão com discordâncias de valores. Outros processos envolvem questões como hipotecas ou espólios.  
A colaboração dos cartórios de registro de imóveis também tem sido fundamental, e a representante do Tabelionato Lima, Cássia Oliveira, foi destacada pela agilidade nos trâmites. Um comitê foi formado para facilitar a resolução das pendências, e um cronograma de 20 dias foi estabelecido para concluir as questões restantes. 
A expectativa é que a licitação seja iniciada no começo de 2025, com a obra prevista para o segundo semestre do ano. 
O prefeito Ricardo Garcia agradeceu o apoio da Polícia Militar, dos representantes das empresas Junqueira e Usina Cerradão, e dos vereadores, destacando a importância da colaboração de todos para o sucesso do projeto.

Publicidade

Notícias relacionadas

Reunião intersetorial define estratégias de atuação para 2026 em Fronteira

Na quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, foi realizada uma reunião de alinhamento com o objetivo de estabelecer as metas e ações que serão desenvolvidas em 2026 pela rede intersetorial do municíp

16 de Dezembro, 2025

Ministros vão ao Rio para reunião de emergência com governador

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, farão uma reunião de emergência com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nesta quarta-fe

28 de Outubro, 2025

Prefeitura de Frutal realiza obras de revitalização no Cemitério Municipal para o Dia de Finados

A Prefeitura de Frutal está executando uma série de melhorias no Cemitério Municipal com o objetivo de preparar o espaço para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro.

27 de Outubro, 2025