19 de Agosto, 2025 12h08mPalestra

Secretaria de Saúde promove ações do Agosto Lilás com palestras e orientações à população

A Prefeitura de Itapagipe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo atividades dentro da campanha Agosto Lilás , voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.

A Prefeitura de Itapagipe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo atividades dentro da campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Na última quinta-feira (14), uma palestra foi realizada na Sala de Espera do PSF Nohad Andrade Maluf, conduzida pela psicóloga Janiele Souza Queiroz e pela enfermeira Nayara Andrade. O encontro trouxe informações sobre os diferentes tipos de violência — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral — e destacou a importância de reconhecer sinais de abuso para romper o ciclo da agressão.

De acordo com as profissionais, a violência muitas vezes segue um ciclo marcado por tensão, agressão e aparente reconciliação, conhecida como “fase da lua de mel”, o que dificulta a denúncia e a saída da vítima da situação de risco. Dados nacionais reforçam a gravidade do problema: no Brasil, a cada sete horas uma mulher é vítima de feminicídio, em grande parte cometido por pessoas próximas.

Publicidade

Durante a palestra, foram apresentados canais de denúncia, como o Disque 180, a Delegacia da Mulher e o aplicativo Proteja Brasil, ferramentas fundamentais para garantir segurança e proteção às vítimas.

A campanha reforça que violência contra a mulher não tem desculpa, tem denúncia. A Prefeitura de Itapagipe reafirma o compromisso de “Fazer Sempre Mais por Você”, promovendo ações de conscientização e defesa dos direitos das mulheres.

Publicidade

Notícias relacionadas

Mutirão de Litotripsia avança em Iturama e reforça compromisso com a saúde da população

A Prefeitura de Iturama, por meio do Hospital do Povo, realizou mais uma importante ação voltada à ampliação do acesso à saúde especializada no município.

15 de Junho, 2026

Academia da Saúde promove qualidade de vida e bem-estar para moradores do Prata

A Prefeitura do Prata segue investindo em ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.

15 de Junho, 2026

Proteção Social Especial promove ação do Maio Laranja com servidores da Secretaria de Serviços Públicos em Pirajuba

A Prefeitura Municipal de Pirajuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira uma importante ação da campanha Maio Laranja, voltada ao enfrentame

28 de Maio, 2026