
As constantes quedas de energia registradas nos últimos dias no município do Prata estão sendo atribuídas a falhas técnicas recorrentes em um mesmo alimentador da rede de média tensão, conforme informações repassadas por Marcos Paulo, representante da CEMIG.
Segundo a concessionária, a primeira ocorrência foi registrada na semana passada, na região do Prata, após fortes ventanias que provocaram o embaraçamento de cabos da rede, ocasionando o bloqueio do alimentador. Na sequência, foi identificado um faiscamento em um religador, equipamento de proteção do sistema, situação que foi prontamente atendida por uma equipe especializada de linha viva.
Nesta semana, durante uma manobra de restabelecimento, o mesmo alimentador voltou a apresentar bloqueio, configurando a terceira ocorrência em menos de uma semana. Diferentemente dos episódios anteriores, em que foram constatadas falhas de conexão e cabos danificados pela ventania, na ocorrência mais recente não foi identificado, de imediato, nenhum defeito visível.
Diante da reincidência, a CEMIG informou que a partir desta terça-feira (03), uma equipe técnica será mobilizada para realizar uma inspeção minuciosa em todo o alimentador, incluindo análise termográfica, visual e operacional. O objetivo é identificar possíveis falhas ocultas e evitar novas interrupções no fornecimento de energia elétrica, que nesta segunda-feira afetou vários bairros do município do Prata, dentre eles Colina Park, Mario Arantes, JD Gabriela, Jacarandá e outros.
A concessionária destacou que a ação tem caráter preventivo e busca assegurar maior estabilidade ao sistema, reduzindo os transtornos causados aos moradores pratenses, comerciantes e demais setores afetados pelas interrupções no serviço.





















