06 de Março, 2024 10h03mMeio Ambiente

Vereador Jarbinhas quer elaboração de programa de conservação de áreas verdes em Frutal

O vereador Jarbinhas Despachante fez uma indicação solicitando ao Executivo a elaboração de um programa de conservação de áreas verdes em Frutal.

O vereador Jarbinhas Despachante fez uma indicação solicitando ao Executivo a elaboração de um programa de conservação de áreas verdes em Frutal. Conforme ele explica, o intuito é promover a manutenção das áreas, canteiros de avenidas, rotatórias e trevos garantindo a preservação ambiental e amenizar o calor na cidade.
Através de um programa específico, será possível viabilizar a realização da manutenção regular das áreas verdes, poda de árvores, limpeza dos espaços, plantio de novas mudas e a irrigação adequada. Para garantir a eficácia do programa, a Prefeitura deverá elaborar um cronograma anual de atividades, contemplando todas as áreas verdes e disponibilizá-lo para consulta pública.
Conforme a indicação, deverá ficar proibida a supressão de árvores saudáveis nas áreas verdes sem autorização expressa da autoridade ambiental competente, exceto nos casos em que a medida seja necessária para garantir a segurança pública ou a realização de obras de interesse coletivo devidamente justificadas.
“São medidas e normas de grande importância, pois as áreas verdes assumem um papel essencial nas cidades no que se refere à qualidade do ambiente, uma vez que servem de equilíbrio entre a vida urbana e o meio ambiente quando esses espaços são utilizados e preservados para este fim. Também contribuem diretamente na preservação da biodiversidade local, na redução dos índices de poluição, além de desempenhar um papel estético na cidade, gerando bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população”, destaca. Jarbinhas fez ainda um requerimento em que questiona sobre o plantio de árvores. Ele indaga quais as iniciativas e ações da Prefeitura nesse sentido e se há alguma estratégia para aumentar a cobertura arbórea em áreas urbanas e rurais.
O vereador pergunta ainda sobre a fiscalização a fim de evitar a retirada não autorizada de árvores em áreas públicas e quais as penalidades aplicadas aos infratores. Outro questionamento é se existe algum projeto ou planejamento para a preservação e expansão das áreas verdes no município.
Também indaga se a Administração está envolvendo a comunidade e órgãos ambientais em ações relacionadas à arborização e preservação de áreas verdes. “Nossa preocupação é com o bem-estar e desenvolvimento sustentável da cidade”, conclui.

Publicidade

Notícias relacionadas

Clube de Aventureiros Pequenos Heróis encerra 2025 com ação solidária em Frutal

Na última semana, o Clube de Aventureiros de Frutal Pequenos Heróis realizou o encerramento das atividades de 2025, em um momento marcado pela solidariedade e pelo compromisso com o próximo.

17 de Dezembro, 2025

Vereador denunciante de esquema de compra de votos em Iturama entrega provas ao MP

O vereador Dr. Cristian tornou público um detalhado relato sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo a tentativa de compra de votos de parlamentares para apoiar a cassação do prefeito de I

15 de Dezembro, 2025

Educação Antirracista em foco: Luana Tolentino inspira escolas de Frutal com diálogo e reflexão

Frutal recebeu, nesta semana, a escritora, professora e referência nacional em educação antirracista Luana Tolentino para uma programação especial voltada à promoção de escolas mais inclusivas

24 de Novembro, 2025