14 de Julho, 2025 12h07mFestividades

Festa da Padroeira movimenta Frutal com fé, tradição e cultura popular

Com início no dia 7 de julho e programação estendida até o dia 20, a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Frutal, reúne moradores, fiéis e visitantes em uma intensa programação religiosa e social.

Com início no dia 7 de julho e programação estendida até o dia 20, a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Frutal, reúne moradores, fiéis e visitantes em uma intensa programação religiosa e social. A celebração, que acontece anualmente, é considerada um dos principais eventos culturais e religioso da cidade.
Em entrevista à Rádio 102 FM, o Padre Rogério Consentino, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, destacou a importância da festividade. “É um momento de muita fé para o nosso povo. A novena começou na última segunda-feira, dia 7, e segue até o dia 15. Já no dia 16 de julho, que é o dia da padroeira, teremos a grande solenidade com procissão, coroação de Nossa Senhora e missas especiais”, afirmou.A quermesse, evento social da festa, começou nesta quinta-feira (10), com estrutura montada em frente à Igreja Matriz. “Temos comidas típicas mineiras, shows ao vivo, binguinho, bingão, brinquedos para as crianças, leilão de prendas e teremos o leilão de gado e o tradicional almoço comunitário no domingo, dia 20, encerrando a programação com grande participação da comunidade”, explicou o sacerdote. Padre Rogério também relembrou as raízes históricas da devoção a Nossa Senhora do Carmo em Frutal. “Desde os primórdios da cidade, Nossa Senhora do Carmo está presente na fé do povo. As primeiras missas datam de 1854 e a Matriz atual é a terceira igreja construída na história da paróquia. A escolha da padroeira tem relação com as irmãs biatas que doaram as terras e pediram a construção de uma capela em devoção a ela”, contou.
Hoje, Frutal conta com quatro paróquias, mas a primeira e mais antiga é a de Nossa Senhora do Carmo, oficialmente instituída como paróquia ainda no tempo do Império. “Nossa missão é manter viva essa fé, essa história, e cuidar do nosso patrimônio. Estamos com um projeto para climatizar e reformar a parte interna da igreja, o que demanda recursos. Por isso, cada participação na festa ajuda diretamente na preservação da nossa igreja e na evangelização”, explicou o padre. A festa, que une fé, tradição e cultura, se consolida como um importante momento de encontro e valorização da identidade do povo frutalense.

Publicidade

Notícias relacionadas

Frutal recebe Festival de Food Trucks com gastronomia, cultura e artesanato na Praça da Matriz

A cidade de Frutal será palco, entre os dias 16 e 19 de abril, de mais uma edição do Festival de Food Trucks, que promete movimentar a economia local e oferecer uma programação diversificada para

15 de Abril, 2026

Esporte em alta: Prata fortalece tradição e revela talentos com sucesso da 7ª Supercopa CEL de Peteca

PRATA (MG) — O município do Prata segue consolidando uma política esportiva ativa, inclusiva e bem estruturada, com iniciativas que atendem diferentes públicos e modalidades.

27 de Abril, 2026

Prefeitura de Frutal realiza visita técnica e fortalece diálogo com comunidade quilombola da Quineira

A Prefeitura Municipal de Frutal, por meio da Secretaria do Produtor Rural e em parceria com a EMATER, realizou uma visita técnica à comunidade quilombola da Quineira com o objetivo de estreitar o d

19 de Março, 2026