27 de Agosto, 2025 10h08mCrime

Minas Gerais registra feminicídio a cada três dias no primeiro semestre de 2025

Minas Gerais registrou, em média, um feminicídio a cada três dias no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero.

Minas Gerais registrou, em média, um feminicídio a cada três dias no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero. Entre janeiro e junho, 60 mulheres foram assassinadas no estado por razão de gênero, colocando Minas Gerais na segunda posição no ranking nacional em números absolutos.

O levantamento, divulgado pelo Senado e baseado em informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, indica que, no Brasil, 718 mulheres foram mortas por serem mulheres nesse período.

Além disso, a pesquisa aponta que 481.218 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência de janeiro a junho de 2025, incluindo 292.270 ameaças, 153.233 casos de lesão corporal, 3.815 homicídios e 1.197 feminicídios, entre tentados e consumados.

Em comparação, em 2024, foram registrados 714.276 casos de violência contra mulheres no país, incluindo 2.278 feminicídios. Só em Minas Gerais, até junho de 2025, o número de mulheres vítimas de violência alcançou 18.893 casos.

Publicidade

O estudo reforça a necessidade de políticas públicas efetivas de prevenção e proteção às mulheres, bem como a urgência de conscientização social e de medidas de enfrentamento à violência de gênero.

#Feminicídio#ViolênciaContraMulher#MinasGerais#AgostoLilás#DireitosDasMulheres

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Pirajuba celebra sua história durante a 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

A Secretaria de Educação e Cultura de Pirajuba, em parceria com o Conselho do Patrimônio Histórico, as escolas municipais e a escola estadual, promoveu uma série de atividades dedicadas à valori

17 de Outubro, 2025

Minas Gerais lidera número de novas inclusões na lista suja do trabalho escravo no país

O superintendente do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, entregou nesta terça-feira (7) ao procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Carlos Henrique Dumont Silva, a nova versão

08 de Outubro, 2025

Facções criminosas tentam dominar território de Minas Gerais por sua posição estratégica

As forças de segurança de Minas Gerais intensificaram as ações de combate às organizações criminosas que tentam se estabelecer no estado, aproveitando sua localização estratégica entre São

07 de Novembro, 2025