Vereadora Irma solicita informações sobre castração de animais de rua

Causa Animal em 20 de outubro, 2021 17h10m
Facebook Twitter Whatsapp

A vereadora Irma Rezende elaborou um requerimento ao prefeito e às secretarias de Saúde, de Assistência Social e ao Centro de Zoonoses, em que solicita informações sobre a castração de cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda, cadastradas no Sistema Único.

Ela questiona se após a cirurgia, os animais recebem os cuidados e medicamentos necessários ao pós-operatório e quando e como será desenvolvida a campanha de vacinação para os animais soltos nas ruas.

Irma observa que existe uma lei estadual que estabelece normas para a castração em massa dos animais de rua, visando o controle populacional de cães e gatos.

Publicidade

Ela frisa que a esterilização cirúrgica é a única forma eficiente e segura para diminuir o problema dos animais em situação de risco, negligência ou abandono pelas ruas da cidade, sendo que o número de animais de rua tem crescido muito e eles são vitimados por doenças e maus tratos.

Para a vereadora, é imprescindível que o Centro de Zoonoses estenda a campanha de vacinação para os animais de rua, em regime de urgência.

“Precisamos de ações que promovam a proteção, prevenção, punição a maus-tratos e abandono de animais domésticos. Também são necessárias a identificação e o controle populacional de cães e gatos e a conscientização da sociedade sobre estas questões. A omissão quanto ao cumprimento da lei resulta na superlotação em abrigos de ONGs, de casas de protetores dos animais e nos Centro de Zoonoses”, conclui Irma Rezende.

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp