20 de Maio, 2025 16h05mAção Social

Prefeitura de Frutal celebra o sucesso das ações da Luta Antimanicomial

A Prefeitura de Frutal e a Secretaria Municipal de Saúde comemoraram o êxito das atividades promovidas durante a semana da Luta Antimanicomial, encerrada no último domingo, 18 de maio, Dia Mundial do Movimento.

A Prefeitura de Frutal e a Secretaria Municipal de Saúde comemoraram o êxito das atividades promovidas durante a semana da Luta Antimanicomial, encerrada no último domingo, 18 de maio, Dia Mundial do Movimento. A mobilização superou as expectativas dos organizadores, marcando uma semana de intensas ações voltadas à conscientização, acolhimento e inclusão social de pessoas em sofrimento psíquico.
Entre os dias 12 e 16 de maio, diversas atividades reuniram gestores, profissionais da saúde, pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), familiares e parceiros da rede de apoio. As ações começaram com encontros internos nos CAPS II, CAPS Infantojuvenil e CAPS-AD, onde pacientes e familiares participaram de dinâmicas e momentos de integração.
Na terça-feira (14), a cidade foi mobilizada com uma carreata que percorreu as principais ruas, chamando a atenção da população para a importância da Luta Antimanicomial e o combate ao estigma que ainda cerca os transtornos mentais. A mobilização seguiu na quarta-feira (15), com uma capacitação voltada aos profissionais da saúde, ministrada pela coach Cida Barbosa no auditório da Uaitec. A palestra teve como tema “Transformação”, abordando o papel das emoções, da postura e da autopercepção no ambiente de trabalho.
“Trabalhamos com a visão de escolher quais sentimentos, emoções e posturas devemos ter no ambiente profissional. A mudança começa quando decidimos visualizar melhor as oportunidades e como somos percebidos pelas pessoas”, explicou a palestrante.
O encerramento da programação aconteceu na sexta-feira (16), com um evento na sede da AABB-Comunidade. O momento foi marcado por apresentações artísticas de pacientes e convidados, em uma celebração de talento, superação e empatia. O encontro emocionou os presentes com depoimentos reais de pessoas que ainda enfrentam o preconceito social em torno da saúde mental.
Para a coordenadora da Atenção Especializada do município, Naiane Menezes Abi Rached, a semana foi um marco na valorização do cuidado humanizado: “Foi uma lição de vida. A gente começa a perceber a importância de nossos pacientes serem acolhidos e incluídos na sociedade. As atividades promoveram conscientização e emocionaram a todos nós”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Gilci Pansani, também destacou a importância da mobilização. “Esse tipo de movimento fortalece o atendimento e a assistência às pessoas acompanhadas pelos CAPS. Todos estão de parabéns pela dedicação a essa causa tão nobre”, declarou.
A semana da Luta Antimanicomial em Frutal reforça o compromisso do município com a humanização da saúde mental, com foco na inclusão, no respeito e na valorização da vida.

Publicidade

Notícias relacionadas

Dia da Beleza no CCI celebra o autocuidado e a valorização das mulheres

A Prefeitura de Conceição das Alagoas promoveu, nesta segunda-feira (04), o Dia da Beleza no Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma ação especial dedicada às participantes do Serviço de Conv

06 de Novembro, 2025

Prefeitura de Frutal realiza novas cerimônias unificadas de formatura da Educação Infantil

O mês de dezembro, que já se tornou sinônimo de celebração na rede municipal de ensino de Frutal, ganhou mais uma série de momentos especiais.

05 de Dezembro, 2025

Prefeitura reforça ações de combate às endemias na zona rural de Conceição das Alagoas

A Prefeitura de Conceição das Alagoas segue firme no compromisso de cuidar de todo o município à zona rural.

04 de Dezembro, 2025