08 de Julho, 2025 20h07mSegurança por Rádio Agência Nacional

Escola receberá psicólogos especialistas em violência após atentado

Um adolescente armado com uma faca invadiu a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi na cidade de Estação, no interior do Rio Grande do Sul, e matou uma criança e feriu outras duas na manhã desta terça-feira (8). Após o atentado, a Administração de Estação suspendeu as aulas em todas as escolas da rede municipal por tempo indeterminado. Um espaço de acolhimento foi instalado na Casa da Cultura da cidade para receber familiares e estudantes

Um adolescente armado com uma faca invadiu a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi na cidade de Estação, no interior do Rio Grande do Sul, e matou uma criança e feriu outras duas na manhã desta terça-feira (8).

Após o atentado, a Administração de Estação suspendeu as aulas em todas as escolas da rede municipal por tempo indeterminado. Um espaço de acolhimento foi instalado na Casa da Cultura da cidade para receber familiares e estudantes.

Por meio das redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prestou solidariedade às vítimas e à comunidade escolar, e afirmou que “o que aconteceu não pode ser naturalizado, relativizado ou esquecido”. Leite pediu prioridade total na apuração do caso. O adolescente autor das agressões foi apreendido.

O governo do estado se comprometeu a reforçar, junto às Secretarias de educação e às prefeituras, as estratégias de proteção e cuidado em todas as escolas do Rio Grande do Sul.

Também por meio das redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que recebeu com tristeza a notícia do ataque. Após conversar com o prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, o ministro determinou o envio de psicólogos do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares, especializada em violência extrema, para prestar apoio.

Santana disse ainda que segue em articulação com o Ministério da Justiça para a proteção das comunidades escolares.

O Ministério da Justiça, em parceria com a SaferNet Brasil, criou, em 2023, um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra escolas.

Publicidade

Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas são mantidas sob sigilo. Além do canal disponível no endereço gov.br/mj, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, recebe denúncias de ataques ou ameaças a escolas.

Larah Magalhães, coordenadora do Disque Direitos Humanos, explica que o canal dispõe de um protocolo específico para relatos de ameaças a instituições de ensino e que o denunciante precisa prestar o máximo de informações possíveis sobre o episódio de violação de direitos.

“Durante o relato, seja via telefone ou por mensagem, é questionado o conteúdo dessa ameaça, se essa ameaça foi realizada por telefone ou ambiente virtual, e se foi realizada em ambiente virtual, o link do site e os dados são importantes pra investigação. Além dos encaminhamentos convencionais, que a própria delegacia de Polícia Civil ou Conselho Tutelar, quando trata-se de crianças e adolescentes, tem o comando da Polícia Militar local, além disso é acionado também o órgão da Polícia Civil responsável pelos atendimentos de demandas virtuais, quando essa ameaça acontece, por exemplo, na internet”.

Somente no primeiro semestre deste ano, o Disque 100 registrou 7 mil protocolos, com 10 mil denúncias e a 60 mil violações, envolvendo escolas de todo o país.

*Com produção de Hélder Castro

3:16

Publicidade

Notícias relacionadas

Videomonitoramento em Fortaleza auxilia na redução da violência

Apesar da redução de 8,5% no registro de mortes por crimes violentos entre janeiro e novembro do ano passado, segundo o governo do Estado, Fortaleza ainda figura entre as capitais mais violentas do

09 de Abril, 2026

Ataque em escola de Ituiutaba deixa cinco alunos feridos; vítimas tiveram lesões leves

Um ataque registrado na manhã desta quarta-feira (08) na Escola Rotary, em Ituiutaba, mobilizou equipes de segurança e saúde, mas foi rapidamente controlado, permitindo a retomada das atividades es

13 de Abril, 2026

Semifinais do Campeonato Regional Zé de Fátima são definidas após rodada decisiva em Itapagipe

As emoções do 1º Campeonato Regional de Futebol Zé de Fátima seguem em alta e prometem movimentar ainda mais o cenário esportivo local.

07 de Abril, 2026