Vereadora Irma questiona sobre alimentação saudável a pacientes do SUS

Saúde em 22 de outubro, 2021 11h10m
Facebook Twitter Whatsapp

A vereadora Irma Rezende Rocha elaborou um requerimento destinado ao prefeito Bruno Augusto e à Secretaria de Assistência Social na qual pede informações.

Ela questiona se a Secretaria da Assistência Social tem disponibilizado alimentos recomendados pelos nutricionistas aos pacientes em condições de vulnerabilidade atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e como está sendo feita a distribuição de leite para as famílias carentes, já que é indispensável para o desenvolvimento saudável das crianças.

Irma Rezende também pergunta sobre o atendimento de alguns pacientes em tratamento por obesidade ou outras enfermidades, pois estes têm reclamado que não estão recebendo produtos hortigranjeiros suficientes indicados pelas nutricionistas.

Conforme a vereadora observa, as nutricionistas do SUS promovem práticas alimentares saudáveis e acompanhando doenças relacionadas à alimentação e à nutrição de crianças, jovens e adultos, assistidos pela Secretaria de Assistência Social.

Publicidade

Ela comenta que o objetivo da Secretaria é garantir a proteção social aos cidadãos, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

A vereadora acrescenta ainda que existe a chamada Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional que consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

“A oferta de alimentos deve ser realizada na perspectiva do direito de cidadania e do direito humano à alimentação, princípio estruturante da política de segurança alimentar e nutricional, assegurando o DHAA (Direito Humano à Alimentação Adequada)”, finaliza.

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp