SAE/CTA capacita funcionários da área da Saúde para prevenção de hepatites virais

Saúde em 27 de julho, 2021 15h07m
Facebook Twitter Whatsapp

O SAE/CTA - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento realizou durante o mês de julho um trabalho especialmente voltado ao combate das hepatites virais, reforçando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças, através de capacitações oferecidas a funcionários da área, que prestam serviços nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município.

A data 28 de julho foi estabelecida como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais pela Organização Mundial de Saúde. Em alusão ao dia, a equipe do SAE/CTA optou por realizar a capacitações de forma online, visando a prevenção a covid-19. As ESF’s também receberam banner e panfletos informativos como forma de incentivar a conscientização da população.

Devido a pandemia, este ano não foi possível realizar a campanha de testes rápidos, mas eles continuam disponíveis, tanto no SAE/CTA, quanto nas unidades de saúde. Os testes têm o objetivo de identificar as hepatites B e C, facilitando o início do tratamento. Através de parceria firmada com o AME – Ambulatório Médico de Especialidades, profissionais da saúde foram testados e o ambulatório está disponibilizando material informativo sobre as hepatites virais aos seus pacientes, abrangendo público de Jales e região.

Publicidade

“Ficamos muito felizes em oferecer a capacitação às equipes que atuam em  nossos postos de saúde. Nela, falamos sobre o trabalho de acolhimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento que os pacientes recebem aqui no SAE. É importante que estes pacientes saibam que o tratamento correto tem o poder de devolver a qualidade de vida deles e que há cura em alguns casos, como por exemplo, nos portadores de hepatite C”, informou a coordenadora do SAE/CTA de Jales, Dieine Morise Garcia.

A partir de setembro o SAE/CTA também passará a oferecer um novo serviço. De acordo com a coordenadora do centro de testagem, “a medicação para tratamento de hepatite estará disponível para retirada na nossa farmácia do SAE. Antes, os pacientes precisavam fazer o pedido através da farmácia de auto custo e acabavam interrompendo ou atrasando o tratamento por precisarem se deslocar a outro local buscando pela medicação. A previsão é que a partir de setembro nossos pacientes possam retirar seus remédios diretamente no SAE, o que será um grande benéfico para o tratamento deles”.

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp