Programa ‘Saúde do Idoso’ alerta sobre cuidados com ‘quedas’ na 3ª idade

Saúde em 20 de abril, 2021 16h04m
Facebook Twitter Whatsapp

Prevenção e cuidados especiais com os idosos devem ser redobrados para evitar esse tipo de acidente

Em Fernandópolis, o programa ‘Saúde do Idoso’ desenvolve um amplo trabalho de orientação e acompanhamento com as pessoas da terceira idade e mesmo durante o período de pandemia tem buscado mecanismos para auxiliar os idosos.

Um dos temas abordados é a ‘queda em idosos’, assunto que causa preocupação e merece ser tratado com seriedade para esse público que necessita de um cuidado especial. As quedas podem ocorrer em qualquer faixa etária, mas para os idosos podem trazer problemas mais sérios devido ao avanço da idade e são problemas frequentes, com importantes consequências físicas, psicológicas e sociais.

As características relacionadas às quedas em idosos podem ocorrer através de alterações visuais, riscos ambientais, uso de medicamentos, fraqueza muscular, falta de equilíbrio e dificuldade de realizar funções, podendo trazer graves consequências, caso não sejam evitadas.

Entre as medidas para evitar a queda, o programa “Saúde do Idoso” elaborou uma lista de ações preventivas: 

● Evitar tapetes soltos;

● Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados;

● Usar sempre sapatos fechados com solado de borracha;

● Colocar tapetes antiderrapante no banheiro;

● Evitar andar em áreas com piso úmido escorregável;

Publicidade

● Evitar móveis e objetos espalhados pela casa;

● Eliminar tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa; como fios, tapetes e outros objetos;

● Instalar acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto;

● Evitar ingestão excessiva de bebidas alcoólicas; 

● Cuidado com animais, pois podem ocorrer esbarros e tropeços.

“A prática e a adoção de exercícios físicos regularmente, mostra-se uma estratégia muito eficaz na redução de quedas em pessoas idosas, aumentando o equilíbrio, a força muscular, a independência, favorece a relação social, melhora a qualidade de vida e saúde. A prevenção é o melhor caminho para se evitar quedas em idosos”, comenta Ana Carolina Collaço, coordenadora da Saúde do Idoso.

PROGRAMA SAÚDE DO IDOSO

Com base na Política Nacional do Idoso, o “Saúde do Idoso, programa ligado à Secretaria Municipal de Saúde, tem como principal proposta recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp