28 de Setembro, 2025 11h09mPolítica por Rádio Agência Nacional

Lula defende a soberania educacional do país

O presidente Lula participou neste domingo de uma caminhada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação. Ao longo do percurso, de cerca de 3km, Lula passou em frente ao Congresso Nacional e à Praça dos Três Poderes, acompanhado da primeira-dama, Janja, e de ministros do governo. Durante o ato, o dirigente brasileiro defendeu a soberania educacional do país. “Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil

O presidente Lula participou neste domingo de uma caminhada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação.

Ao longo do percurso, de cerca de 3km, Lula passou em frente ao Congresso Nacional e à Praça dos Três Poderes, acompanhado da primeira-dama, Janja, e de ministros do governo. Durante o ato, o dirigente brasileiro defendeu a soberania educacional do país.

“Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência que é através da educação, da creche à universidade, da formatização a um curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil”.

Vestindo uma camiseta comemorativa do MEC vermelha e um boné branco com o slogan "O Brasil é dos brasileiros”, Lula discursou após receber uma medalha de participação no evento esportivo.

“São medalhas para todos os professores de todos os graus de ensino dessa República Federativa do Brasil. Professores e professoras funcionários de escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do alfabetismo que a gente encontrou o país, com praticamente 68% da população com ensino fundamental mal concluído. Então a nossa revolução é muito grande. Ela não é só na comida, não é só no emprego, não é só no cenário, ela tem que ser a educação”.

Publicidade

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, aproveitou para elogiar os programas educacionais criados pelo governo.

"95 anos do MEC, e o presidente Lula foi o maior presidente que olhou para a educação, responsável pelos grandes programas, pelo ProUni, pelo CiSU, pelo FIES, pelo ENEM, pelo Pé de Meia".

A prova reuniu cerca de 6 mil inscritos, entre servidores, terceirizados, estagiários e atletas amadores.

2:00

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e defende cassação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (26) que o Congresso Nacional comece a discutir a cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

26 de Agosto, 2025

Governo federal muda slogan para "Do lado do povo brasileiro"

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotará um novo slogan para apresentar as ações e fortalecer a comunicação

26 de Agosto, 2025

Lula finaliza plano aos setores afetados por tarifaço de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, devem discutir, nesta segunda-feira (11), os últimos det

11 de Agosto, 2025