16 de Setembro, 2025 23h09mPolítica por Rádio Agência Nacional

Senado aprova aumento de pena por dar álcool ou drogas a crianças

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, um projeto de lei que aumenta a pena para quem fornecer drogas ou bebidas alcoólicas a crianças ou adolescentes. Pelo texto, a pena atual de detenção, que varia de 2 a 4 anos, poderá ser aumentada de um terço até a metade caso a substância seja efetivamente consumida pelo menor. O Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê punição para esse tipo de situação — independentemente do consumo

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, um projeto de lei que aumenta a pena para quem fornecer drogas ou bebidas alcoólicas a crianças ou adolescentes. Pelo texto, a pena atual de detenção, que varia de 2 a 4 anos, poderá ser aumentada de um terço até a metade caso a substância seja efetivamente consumida pelo menor. 

O Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê punição para esse tipo de situação — independentemente do consumo. Com a mudança, que foi proposta pela deputada federal Laura Carneiro, do PSD do Rio de Janeiro, o juiz vai poder aumentar a punição com base na intensidade do dano causado.

De acordo com o projeto aprovado, o aumento da pena pode ser aplicado a quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, bebida alcoólica ou outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.

Publicidade

A proposta foi votada no Plenário do Senado após ter recebido parecer favorável na Comissão de Direitos Humanos e na Comissão de Constituição e Justiça. No parecer apresentado à CDH, a relatora, deputada Damares Alves, destacou que mais de um terço dos adolescentes de 13 ou 14 anos já experimentou bebidas alcoólicas, segundo levantamento do IBGE de 2021.

O projeto agora segue para a sanção do presidente Lula.

1:29

Publicidade

Notícias relacionadas

ALMG aprova projeto que cria campanha estadual de prevenção a crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes

Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, nesta terça-feira (16/12), em segundo turno, o projeto de lei que institui uma campanha estadual de conscientização e preven

17 de Dezembro, 2025

Senado aprova isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores com renda de até R$ 5.000 mensais.

07 de Novembro, 2025

Senado reage a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment de ministros

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, afirmou que o Legislativo está perplexo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de permitir que

03 de Dezembro, 2025