Procon Regional busca o fortalecimento dos Procons dos municípios da Amvale

Política em 19 de fevereiro, 2021 16h02m
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Com o apoio da Fundação Procon Uberaba, o PR veio fortalecer e incrementar a defesa do consumidor nos municípios da região do Vale do Rio Grande

Conforme recomendado pelo presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e prefeito de Sacramento, Wesley de Santi, foi realizada nesta terça-feira (9), reunião dos representantes dos municípios associados e responsáveis pelos respectivos Procons municipais. Coordenado pela secretária Executiva da entidade, Vanessa Silva Faria, o encontro teve a participação do presidente interino da Fundação Procon de Uberaba, Anderson Romero Freitas, e equipe do órgão.

Em pauta o Procon Regional, com destaque para o fortalecimento das unidades nos municípios e o papel da Amvale nestas ações; com a apresentação dos novos responsáveis, além de alinhar a tramitação dos processos, desde o recebimento da reclamação no município, entre outros assuntos. Estiveram representadas as unidades mantidas pelas prefeituras de Conquista, Delta, Conceição das Alagoas, Água Comprida, Planura, Veríssimo e Pirajuba.

Procon mais próximo do cidadão. A secretária Executiva da Amvale destacou que o presidente da Associação, prefeito Wesley de Santi, passou essa diretriz no sentido de fortalecer o Procon Regional, com o apoio do Procon de Uberaba. “Esse primeiro contato focou todos os pontos relacionados com o atendimento ao público nos municípios. A intenção é que o munícipe entenda a importância do Procon e receba o atendimento na sua própria cidade, sem precisar se deslocar até Uberaba”, diz Vanessa Silva Faria.

Para o presidente interino da Fundação Procon de Uberaba, Anderson Romero Freitas, a iniciativa é de grande importância pois vem proporcionar uma interação dos Procons Regionais, o que proporciona a unificação no atendimento e no andamento na defesa dos consumidores da região. “Além de um melhor serviço ao cidadão, estamos buscando um equilíbrio nas relações de consumo”, observou.

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Ao avaliar os pronunciamentos dos representantes das prefeituras, Anderson Romero Freitas citou que os dois principais problemas evidenciados, no geral, ou seja, de reclamações nos Procons, são os ligados à telefonia e energia elétrica.  Ele comentou, em seguida, a participação da Amvale no trabalho de regionalização das ações em defesa e proteção do consumidor: “Ação muito importante, porque unifica os municípios e alinha as informações e os procedimentos que devem ser adotados. Estamos à disposição para oferecer o apoio técnico e jurídico necessário aos Procons da região”, acrescentou.

O chefe do Departamento de Atendimento, Ítalo Gonçalves, e a chefe do Departamento do Contencioso, Marcela Baroni, falaram sobre o funcionamento e a estrutura dos dois departamentos. Diante da crise sanitária, o atendimento na Fundação Procon Uberaba é feito por agendamento. Em 2018, o órgão atendeu 7 mil 413 consumidores. No ano seguinte, aumentou consideravelmente a demanda, com a marca de 10 mil 669 pessoas atendidas. Em 2020, face à pandemia, o volume caiu para 4 mil 759 atendimentos. Agora, em 2021, até o último dia 05, o registro de 506 procedimentos abertos.

Também participou da reunião o agente fiscal local do Instituto de Metrologia e Qualidade, Felippe Andrade Silva.

A criação do Procon Vale do Rio Grande, ocorrida no dia 26 de junho de 2015, onde os prefeitos se reuniram em Uberaba e aprovam a criação do Procon Regional. Além de criar o Procon Regional, o documento fixa condições de cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre a associação e a Fundação Procon Uberaba. Visa também o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos, bem como desenvolver atividades alusivas ao sistema de proteção ao consumidor nos municípios filiados à Amvale. (Fonte: Amvale)

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