Eleições de domingo promete algumas surpresas em várias cidades da região Noroeste Paulista

Política em 13 de novembro, 2020 14h11m
Facebook Twitter Whatsapp

Prefeito Flávio Prandi Franco JALES

Depois de muitas incertezas antes das convenções partidárias municipais, foi lançado o registo das candidaturas para o pleito de 2020. Em vários municípios da região algumas surpresas vieram à tona. Conheça como será a disputa em algumas cidades da região Noroeste, do Estado de São Paulo.

JALES

Começando por Jales, até meados de março o atual prefeito Flávio Prandi Franco (Democratas), o Flá, ainda estava no páreo para a disputa à reeleição.

Flá foi candidato único nas eleições de 2016, pelo Democratas (DEM). Surgiu como a esperança administrativa para Jales, porém enfrentou várias dificuldades em seu mandato. Porém ele, mesmo com dificuldades ainda conseguiu realizar várias melhorias para o município.

Durante seu mandato surgiu algumas intempéries, como o estouro da operação Farra do Tesouro, que culminou com a prisão da ex-tesoureira Érica Carpi de Oliveira, com suspeita de desvio de verbas. Até o presente momento não foi comprovado nenhum envolvimento de Flá, com o esquema.

Flá, alegando ser contra a realização das eleições de 2020, devido à pandemia do Coronavírus, desistiu da disputa, deixando o caminho para Luis Henrique (PSDB) que fechou chapa com Marynilda Cavenaghi, como vice pelo PP (Progressistas). Flá é do partido do vice-governador Rodrigo Garcia. Já Luis Henrique é do partido do governador João Dória, e mesmo assim não conseguiram firmar uma parceria para uma chapa entre os dois. Luis Henrique enfrenta o ex-vereador Luis Especiato (PT) e Ailton Santana (PV). O prefeito Flá não posiciona publicamente sobre seu apoio a nenhum deles.

FERNANDÓPOLIS

O atual prefeito André Pessuto (DEM), teve apenas dificuldade para encontrar o candidato a vice-prefeito e alinhar sua candidatura à reeleição. Em nenhum momento ele se absteve da disputa. Entre os possíveis vice figuraram os atuais vereadores João Pedro da Caixa, Maísa Rio ambos do PSDB e supostamente de alguma indicação de chapas coligadas.

Nas convenções municipais foi definido que Artur Watson da Silveira (PSDB) seria vice na chapa de André. Maísa e João Pedro seguem na disputa à reeleição para vereador.

Para enfrentar a disputa com André, saíram como candidatos Henri Dias (PTB) que foi candidato derrotado a vice-prefeito em 2016, na chapa que foi encabeçada na época com a ex-prefeita Ana Maria Matoso Bim. Neste ano Henri encabeça a chapa e tem como candidato a vice-prefeito o marido de Ana Bim, o médico Avenor Bim, em sua primeira disputa eleitoral.

Ainda está na disputa o empresário Renato Colombano (Republicanos), tendo como candidata a vice Simone da Afada. Antes de definir esta parceria, Renato Colombano disputou as prévias com a ex-diretora de ensino Adélia Menezes com quem teve várias divergências. Na época chegou-se a cogitar uma candidatura partidária sem coligação, mas não deu muito certo. Adélia declarou publicamente seu apoio a chapa de Henri Dias.

MACEDÔNIA

No município de Macedônia, o atual vice-prefeito Dionisio Ferreira da Cruz (PTB), o Nico, está disputando as eleições tendo a seu lado Jesus Brigatti, do mesmo Partido.

Nico representa o grupo político da prefeita Lucilene Cabreira Garcia Marsola (Lene) já reeleita no cargo. Antes de. Lene o cargo era ocupado pelo seu esposo Moacyr Marsola que também esteve no cargo por 8 anos. Ao todo este grupo está no comando do município há mais de 20 anos.

Para enfrentar esta disputa, o atual vereador Reginaldo Eloy Marcomini dos Reis (PSD) encabeça a chapa ao lado de Vanja Cristina Andrade Sabino dos Reis do mesmo partido.

ESTRELA D´OESTE

O município de Estrela d´Oeste está com duas disputas eleitorais. Uma é a democrática disputa por votos para o próximo domingo. A outra é uma disputa ferrenha na Justiça Eleitoral, onde ambos os candidatos estão se lutando pela impugnação do outro.

O Atual prefeito Marcos Antônio Saes Lopes, o Barão (MDB) sofre pedido de impugnação de sua candidatura, além de seu candidato a vice-prefeito Pedroca e da maioria dos candidatos a vereadores pela coligação “Nova Era Continua”.

Eles foram denunciados pelo uso indevido da máquina pública para lograr vantagem na sua campanha eleitoral. Eles utilizaram um slogan de duas mãos dadas tanto nos bens públicos municipais (com a expressão administração 2017/2020), quanto na propaganda eleitoral do Prefeito, candidato à reeleição.

Publicidade

Por outro lado, o candidato pelo DEM, Pedro Itiro teve a impugnação da sua candidatura decretada pelo Juiz Eleitoral. Ele recorreu ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral em, São Paulo). Ele que é ex-prefeito de Estrela d´Oeste segue fazendo campanha eleitoral até sair a decisão do TRE e teve suas contas rejeitadas pela Câmara, depois dos votos contrários dos vereadores Miguel Marques, mais conhecido como "Buita", e Valdemir Antônio Rastelli, conhecido como “Zé Rastelli”, ambos ex-companheiros partidários de Pedro Itiro. As mesmas contas tiveram aprovação do TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

PARANAPUÃ

O prefeito de Paranapuã, Sérgio Antonio Polarini (PSD) está disputando o cargo ao lado do vice-prefeito Elcio Ribeiro Guimarães (Rolemã), mantendo assim a mesma chapa da disputa passada.

Fazendo com que a disputa seja idêntica quanto à passada, ele têm como adversário Daniel Junior Duran Pinatto (Juninho) do PP, que disputou o pleito em 2016. A diferença é o candidato a vice que agora é o atual vereador Sérgio Fernandes da Costa (Marronzinho). Nas eleições passadas Juninho, que é primo do deputado federal Fausto Pinato, teve como vice o atual vereador Hélio Shimazu, quando perdeu esta mesma disputa por diferença de 26 votos.

MERIDIANO

Depois de ter ganho um mandato-tampão, o prefeito de Meridiano, Maicon Fabiano de Oliveira (Podemos), agora candidato à reeleição irá enfrentar dois candidatos. Maicon tem chapa ao lado de Antonio Celio Conçalez, do mesmo partido.

Maicon, que era presidente da Câmara havia assumido o cargo de prefeito em 2019, depois da cassação do prefeito Orivaldo Rizatto (PSDB). Val, como é conhecido teve os direitos políticos cassados por 8 anos.

Concorrendo com ele está o atual vereador Agnaldo Rodrigues da Silva, o Lindo (Democratas), tendo como candidato a vice-prefeito Fabio Torrente Diogo de Farias, o Fabinho (Progressistas). Lindo está no quarto mandato de vereador em Meridiano e Fabinho é filho do ex-prefeito José Torrente.

Marcia Cristina Adriano de Lima (Avante) também está na disputa, tendo como candidato a vice-prefeito Fábio Paschoalinoto, o Rapinha (PSDB), sendo uma candidata de renovação, que muito tem se destacado dentre os candidatos, fazendo uma campanha com apresentação de propostas, debate de ideias e ouvindo a população de Meridiano.

MARINÓPOLIS

No município de Marinópolis, as eleições deram uma guinada após o pedido de registro de candidatura. O candidato José Antônio Fernandes (PDT) renunciou após ter um pedido de impugnação na Justiça Eleitoral. Zé Fernandes como é conhecido teve uma condenação, onde era co-réu em uma ação de anulação de ato. Ele teve seus direitos políticos cassados por 03 anos, prazo que ele terminou de cumprir há tempos. Porém neste processo havia uma multa que Zé Fernandes parcelou e afirmou estar pagando as parcelas em dia, porém o Juiz Eleitoral acatou um pedido da promotoria alegando que a pena não havia sido cumprida, em sua integridade pois a multa não estaria paga por completa.

A impugnação tinha direito a recurso, o que não foi impetrado por Zé Fernandes que “tirou o time de campo” e declarou apoio ao atual vereador Evaldo Ribeiro (PSB), que vai disputar as eleições com Neuci Rosa Ferreira Marin, do mesmo partido.

Durante a pandemia Zé Fernandes perdeu dois familiares para a Covid-19, fato que ele também levou em consideração em sua decisão. “Foi um ano desgastante para mim”, alegou. Ele segue seu trabalho como advogado.

Evaldo enfrenta a disputa com o atual prefeito Joaquim Vieira Peres (MDB), tendo como candidato a vice-prefeito Valdeci Aparecido Marquesini, também do MDB.

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp