Começa campanha de Vacinação Contra Poliomielite em Prata

Jornal Pratense em 13 de outubro, 2020 09h10m
Facebook Twitter Whatsapp

Meta é imunizar 1457 crianças, de 1 a 4 anos até dia 30 de outubro nas UBS’s com sala de vacina.

A campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, realizada pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, começou no Prata na segunda-feira (5) e vai até o dia 30 de outubro. A meta é imunizar ao menos 95% das crianças de 12 meses a 4 anos na cidade, de um total de 1.457 meninos e meninas. 
“A criança de 1 ano a 4 anos, independentemente de estar com o cartão de vacinas em dia ou não, ela toma duas gotinhas de poliomielite para prevenção da paralisia infantil. Abaixo de 12 meses ou acima, colocamos o cartão em dia, caso haja alguma vacina atrasada”, conta a responsável técnica em Imunização, Marcela Mendes Franco. 
No dia 17, ocorrerá o dia “D” de mobilização nacional. Marcela explica que “eles sempre fazem um dia assim para as pessoas que trabalham durante a semana e não tem como levar as crianças em uma unidade mais próxima”, diz.   Embora tenha sido erradicada no Brasil, a paralisia infantil ainda existe em outros países. A vacina é dada às crianças por via oral, em duas gotas. Tecnicamente chamado de ‘Vacina Oral Poliomielite’ (VOP), o soro protege contra os três tipos do vírus da paralisia infantil. Durante a campanha, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que têm sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. No mesmo período, também será realizada a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos, em que serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de imunização para este público-alvo. 
Marcela ressalta que além dessas, a campanha de vacinação contra o Sarampo continua até o fim do mês. “Ela vai até dia 31 de outubro. É a campanha para as pessoas de 20 a 49 anos, que independente do cartão de vacinas também, precisam tomar uma dose de Sarampo, que é a tríplice viral: Sarampo, Caxumba e Rubéola”, reforça.  
 
Postos de vacinação em Prata: 
UBS Colina Park : Rua Tenente Reis, 1537 – Colina Park Boulevar  
UBS Oliveira: Rua Antônio Donizete F. Vilela, 500 – Oliveira    
UBS Cruzeiro do Sul: Rua Coronel Emídio Marques, 492  – Cruzeiro do Sul  
UBS Primavera: Rua Antônio Gonzaga, 120 – Primavera  
Policlínica Conceição Aparecida Rodrigues Costa (Hospital da Mulher) - Rua Paraná, 530 – Oliveira  
UBS Bela Vista: Rua Franklin Machado de Oliveira, 105 – Jardim Ana Carolina

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp

Comentários