Prata recebe dois respiradores no combate à Covid-19

Jornal Pratense em 08 de setembro, 2020 16h09m
Facebook Twitter Whatsapp

Doação da FIEMG foi entregue a secretária de Saúde, Larissa Ferreira Teodoro, em Uberlândia.

A cidade acaba de ganhar dois novos reforços para o tratamento da Covid-19. São dois ventiladores pulmonares doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio da Regional Vale do Paranaíba. Além do Prata, outros municípios também foram contemplados com a doação como Uberlândia, Araguari, Monte Carmelo, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Indianópolis.  
Quem recebeu as doações foi a Secretária de Saúde Larissa, durante cerimônia realizada, na quarta-feira (02/09), em Uberlândia. Participaram da entrega apenas representantes dos hospitais beneficiados, devido a necessidade de distanciamento social. Segundo Larissa, um reforço que auxiliará muito à cidade. “Com eles vamos dobrar nosso atendimento. Antes tínhamos três leitos, agora teremos seis. É de muita importância para nós e, principalmente para toda à comunidade”, ressalta. Os respiradores foram para o Pronto Atendimento Municipal – PAM.  
Os equipamentos foram fabricados por meio do projeto “Inspirar”, da empresa mineira Tacom. Ao todo foram 58 aparelhos doados para as cidades. Para Pedro Spina, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, é muito satisfatório poder ajudar concretamente a região neste momento. “Sabemos que o município de Uberlândia está precisando muito dos aparelhos por estar próximo novamente dos 100% de ocupação dos leitos de UTI. Esperamos que os aparelhos possam diretamente salvar muitas vidas”, afirmou. 
 
Fabricação Mineira  
O equipamento começou a ser fabricado por meio do projeto “Inspirar”, que desenvolveu tecnologia inédita para a fabricação de respiradores. Marco Antônio Tonussi, diretor de Marketing e Mercado da Tacom (Industrial do Ano 2020 pela FIEMG), explicou que o desenvolvimento do ventilador contou com mão de obra multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores. 
Além do apoio institucional para que o projeto “Inspirar” fosse adiante, a FIEMG adquiriu 1,5 mil respiradores e está doando ao Governo de Minas Gerais para que sejam distribuídos em todo o estado. “Esta conquista importante mostra a força da união da indústria mineira, que, liderada pela Federação, viabilizou recursos para o projeto, além de comprovar também a capacidade empresarial que temos em agir e aprovar, em tempo recorde, um projeto que vai atender as demandas da nossa sociedade”, pontua Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.  
Ele ressalta que, a partir de agora, os mineiros terão melhor estrutura para enfrentar a Covid-19, graças a uma ação coordenada com doações de industriais, com empresas que se envolveram no projeto e também do SENAI, que deu todo o suporte técnico. 

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp

Comentários