02 de Maio, 2025 11h05mGoverno

Projeto reconhece progeria como deficiência e pode ampliar direitos a pacientes

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que reconhece a síndrome de Hutchinson-Gilford, conhecida como progeria, como uma forma de deficiência.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que reconhece a síndrome de Hutchinson-Gilford, conhecida como progeria, como uma forma de deficiência. A proposta visa garantir a pessoas diagnosticadas com a condição os mesmos direitos legais assegurados às pessoas com deficiência.

A progeria é uma doença rara caracterizada pelo envelhecimento precoce ainda na infância, e o reconhecimento legal permitirá o acesso a benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros direitos sociais, desde que o diagnóstico seja confirmado por uma equipe multidisciplinar.

O projeto segue agora para análise nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Para se tornar lei, ainda precisa ser aprovado nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prata (MG): Como o Agronegócio Bilionário e a Expansão Urbana Estão Criando um Novo Polo de Oportunidades

A cidade de Prata, um dos pilares do Triângulo Mineiro, vive um momento histórico de transformação econômica e urbana.

27 de Outubro, 2025

🏟️ Projeto SuperAção Branco leva inclusão e esporte para pessoas com deficiência

Foi dado o pontapé inicial no Projeto SuperAção Branco , uma iniciativa da Associação Pró-Esporte e Cultura que busca promover a inclusão social por meio do esporte.

18 de Agosto, 2025

Nilmário deixa Ministério dos Direitos Humanos e volta a Minas para atuar na pré-campanha de Rodrigo Pacheco

O ex-ministro e assessor especial do Ministério dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, anunciou sua saída do cargo para retornar a Minas Gerais e integrar a articulação política em torno de uma

13 de Agosto, 2025